03/04/2016

Papa promove recolha de fundos para vítimas da guerra na Ucrânia

Iniciativa marcada para 24 de abril quer ser sinal de paz para «drama» que se arrasta desde 2014


Cidade do Vaticano, 03 abr 2016 (Ecclesia) – O Papa Francisco anunciou hoje no Vaticano que vai promover uma “coleta especial” em favor da população da Ucrânia, a 24 de abril, em todas as igrejas católicas da Europa.


“Desejo vivamente que este gesto possa ajudar a promover sem mais demoras a paz e o respeito pelo Direito nesta terra tão provada”, disse, no final da Missa a que presidiu na Praça de São Pedro, por ocasião do domingo da Divina Misericórdia.


Num dia que considerou o “coração” do Ano Santo extraordinário da misericórdia, Francisco evocou “todas as populações que têm maior sede de reconciliação e de paz”.


“Penso, em particular, aqui na Europa, no drama de quem sofre as consequências da violência na Ucrânia, dos que ficaram nas terras devastadas pelas hostilidades que já causaram vários milhares de mortos”, referiu.


O Papa disse que o conflito atinge sobretudo “idosos e crianças”, falando em mais de um milhão de pessoas que foram obrigadas a deixar a sua terra, “por causa da grave situação que perdura”.


O conflito na Ucrânia arrasta-se desde novembro de 2014, em particular no leste do país, colocando em confronto grupos separatistas pró-russos e as forças de Kiev pelo controlo de território.


Desde a queda de Viktor Ianukovitch, que tinha decidido renunciar a um acordo comercial com a União Europeia, a população da península da Crimeia optou pela secessão com a Ucrânia e outras regiões têm manifestado a mesma pretensão.


O Papa afirmou que acompanha “constantemente” em pensamento e na oração a situação do povo ucraniano, tendo por isso decidido promover um gesto de “ajuda humanitária” em seu favor.


“Este gesto de caridade, para além de aliviar os sofrimentos materiais, quer exprimir a minha proximidade e solidariedade pessoal e a de toda a Igreja em relação à Ucrânia”, explicou.


“Convido os fiéis a unir-se a esta iniciativa do Papa com um contributo generoso”, acrescentou.


A oração pela paz estendeu-se depois à jornada internacional contra as minas antipessoais, que se assinala esta segunda-feira.


“Demasiadas pessoas continuam a ser mortas ou mutiladas por estas armas terríveis e homens e mulheres corajosas arriscam a vida para recuperar os terrenos minados: renovemos, por favor, o compromisso por um mundo sem minas”, concluiu o Papa.


OC



Papa promove recolha de fundos para vítimas da guerra na Ucrânia

Nenhum comentário :

Postar um comentário