26/05/2016

Fiéis celebram o corpo e o sangue de Jesus Cristo

Com tapetes feitos com areia colorida, tecidos e outros materiais, a Paróquia do Cristo Rei se adorna para celebrar o Corpus Christi hoje


Dona Neli Dias, 50, chegou à Paróquia Cristo Rei, na Aldeota, por volta das 7 horas, para começar os trabalhos nas últimas segunda, 23, e terça-feiras, 24. “Eu venho sempre feliz”, descreve. Junto a outras cerca de 65 pessoas, de 22 pastorais, a dona de casa se revezava por horas a fio na confecção de uma das 13 imagens religiosas ou do cotidiano dos fiéis. O intuito era deixar tudo pronto a tempo para a celebração de Corpus Christi, que é realizada hoje. Na festa, um tapete colorido de imagens é preparado com um único sentido: celebrar o que os católicos acreditam ser o corpo e o sangue de Jesus Cristo.


Serragem colorida, borra de café, farinha, areia, tampinhas de garrafa, flores, folhas, sal. Essa mistura de elementos se transformava no tapete de 50 metros, com imagens de Maria, do santo espanhol Inácio de Loyola, do tema da Campanha da Fraternidade (Casa comum, nossa responsabilidade), da pastoral pré-matrimonial, entre outras. Por todas essas imagens, que formam o tapete, somente o padre carregando a hóstia pode passar. Os católicos acreditam que a hóstia é o corpo e o sangue de Jesus.


Procissões


Nonato Resende, pároco da igreja, conta que a procissão de Corpus Christi é uma herança trazida pelos portugueses e que acontece em várias parte do País. “Em alguns lugares, as ruas são enfeitadas, como para a passagem de um rei. As pessoas colocam flores, folhas, cartazes, pintam as ruas”, descreve ele, completando que a tradição é realizada há várias gerações em todo o mundo.


Uma procissão deve acontecer pelas ruas da Aldeota, no entorno da igreja, durante a missa, marcada para começar às 17 horas. Uma outra procissão sairá, às 16 horas, da Paróquia e Santuário São Benedito (avenida Imperador, 1165, Centro) e seguirá até a Catedral Metropolitana de Fortaleza.


Na Cristo Rei, um dos desenhos consegue ser bonito e sustentável. Ele traz a imagem de Jesus Cristo feita a partir de material reciclável. Usa botões, copos descartáveis (todos já usados, garante o padre), tampas de garrafas. “Os tapetes ficaram muito bonitos. Não digo qual o meu favorito para não criar intrigas”, brinca o padre.


Serviço


Na Catedral, haverá missas hoje às 10 horas e ao meio-dia


Procissões


Às 16 horas, haverá celebração com procissão saindo do Santuário São Benedito (avenida Imperador, 1165), em direção à Catedral, conduzindo a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida.


Às 17 horas, quando começa a missa da Paróquia Cristo Rei, será realizada também uma procissão pelas ruas da Aldeota, no entorno da igreja.


Saiba mais


A celebração de Corpus Christi surgiu na Idade Média e acontece 60 dias após a Páscoa.


A tradição de fazer tapete com folhas e flores vem dos imigrantes de Açores, colônia portuguesa no Atlântico Norte. Em Portugal, a tradição praticamente desapareceu. O estilo barroco (entre os séculos XVI e XVIII) enriqueceu a prática da festa.


No Brasil, segundo o padre Nonato Resende, a tradição de fazer tapetes nas ruas e igrejas acontece em muitas cidades.


Agentes da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC) oferecerão suporte operacional e acompanhamento de fiéis em procissões em diferentes paróquias da Cidade.


O que funciona


Postos de combustíveis


O Sindipostos informa que, de acordo com convenção coletiva, os postos de combustível abrem normalmente


Bancos


De acordo com o calendário da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), não há expediente


Postos de Saúde


Estarão fechados, de acordo com a Secretaria Municipal da Saúde


Lojas


De acordo com o Sindicato do Comércio Varejista e Lojista de Fortaleza (Sindilojas), a abertura dos estabelecimentos é facultativa. No Centro, as lojas estarão funcionando


Supermercados


A Associação Cearense de Supermercados (Acesu) informa que os supermercados da Capital funcionam normalmente


Padarias


Lauro Martins, presidente do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Ceará (Sindipan), afirma que as padarias funcionam normalmente


Shoppings


As lojas, assim como quiosques e operações de entretenimento e alimentação, funcionam normalmente


O Povo



Fiéis celebram o corpo e o sangue de Jesus Cristo

Nenhum comentário :

Postar um comentário