13/05/2016

Peregrinação concluiu-se com mensagem para o Papa Francisco, à espera da sua visita em 2017

D. António Marto elogiou «testemunho de fé» dos católicos portugueses


Fátima, Santarém, 13 mai 2016 (Ecclesia) – O bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, deixou hoje uma saudação ao “querido Papa Francisco” no final da peregrinação internacional do 13 de maio, projetando a vinda do pontífice argentino para a celebração de 2017, centenário das aparições.

“Já saboreamos antecipadamente a sua visita. Peço ao núncio apostólico o favor de lhe fazer chegar estes sentimentos”, declarou, sob as palmas dos presentes na Cova da Iria.


O prelado citou a intervenção do Papa na última audiência geral sobre o 13 de maio, “evocando Nossa Senhora de Fátima e a sua mensagem”.


Já esta quinta-feira, D. António Marto tinha afirmado à Agência ECCLESIA que “não se compreende Fátima sem o Papa nem o Papa Francisco sem Fátima”.


No final da peregrinação internacional que assinalou também o 99.º aniversário da primeira aparição de Nossa Senhora na Cova da Iria, o bispo de Leiria-Fátima falou de um momento “cheio de alegria e de particular emoção”, pelo regresso ao santuário da Imagem Peregrina, que percorreu todas as dioceses portuguesas.


Segundo o vice-presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, a iniciativa convidou os católicos a levar a “ternura e misericórdia” de Deus a todas as periferias onde há “sofrimento” que necessite de “solidariedade” e de paz.


D. António Marto deixou o seu agradecimento a milhares de pessoas que se empenharam na visita da Imagem Peregrina, para que esta fosse “uma bênção para Portugal”.


O bispo de Leiria-Fátima recordou as “multidões significativas” que levaram “alegria, entusiasmo, carinho e emoção” às dioceses portuguesas.


“Parabéns querido povo católico de Portugal pelo teu testemunho de fé”, referiu, numa intervenção sublinhada pelas palmas dos presentes.


O vice-presidente da Conferência Episcopal Portuguesa elogiou a determinação de milhares de peregrinos que enfrentaram condições climáticas adversas, neste 13 de maio, e agradeceu ainda ao cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, pela sua presidência a esta peregrinação internacional de maio e a sua “bela mensagem”.


O périplo da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima, iniciado a 13 de maio de 2015, concluiu-se hoje com um ato de consagração das dioceses portuguesas ao Imaculado Coração de Maria.


PR/OC


 


Peregrinação concluiu-se com mensagem para o Papa Francisco, à espera da sua visita em 2017

Nenhum comentário :

Postar um comentário