30/05/2016

Projeto mostra resultados de ações de combate ao abuso infanto-juvenil

Os resultados de dois anos de atuação do projeto “Não à violência sexual no município” serão apresentados nesta terça-feira (31), às 17 horas, em evento que acontece na Escola de Dança de Paracuru, na cidade de mesmo nome, no Ceará. A iniciativa é desenvolvida desde 2014 pela Associação Barraca da Amizade, com o patrocínio da Petrobras, e contempla a região da área de influência do Complexo Industrial e Portuário do Pecém.


Na ocasião, será lançada uma publicação que reúne as metodologias e os conteúdos elaborados durante o período de realização do projeto. O objetivo é que o material sirva de base para agentes sociais que combatem o abuso e a exploração sexual infanto-juvenil nos municípios de Paracuru, São Gonçalo do Amarante e Caucaia.


Um dos resultados alcançados pela iniciativa é a criação da rede “Paracuru Protege”. Em operação desde março deste ano, trata-se da primeira de três redes intersetoriais e articuladas com a assessoria do projeto para facilitar o atendimento dos casos de abuso, exploração ou violência contra crianças e adolescentes. A iniciativa dará atenção aos casos desde os registros até o encaminhamento e a resolução dos mesmos.


Essas redes também vão funcionar de forma autônoma, com ações alinhadas às diretrizes do Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, com a assessoria da Ong Barraca da Amizade. Em breve, as redes de Caucaia e São Gonçalo do Amarante também devem começar a operar.


Saiba mais
Em sua primeira etapa, o projeto mapeou os serviços, organizações e agentes sociais do Sistema de Garantia dos Direitos (SGD) de diversos setores dos três municípios. Em 2015, lançou o “Mapeamento das Entidades do Sistema de Garantia dos Direitos de Caucaia, Paracuru e São Gonçalo do Amarante”, com as informações obtidas durante a fase de articulação e visitas institucionais. A publicação viabilizou a realização da segunda etapa: a qualificação de 120 agentes sociais que atuam diretamente na política de enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes daqueles municípios.


A associação Barraca da Amizade atua desde 1987 na proteção de menores e no fortalecimento da autonomia dos jovens em situação de vulnerabilidade social e violação de direitos.


O projeto “Não à violência sexual no município” foi contemplado por meio de seleção pública que reflete regionalmente as diretrizes e as linhas de atuação do Programa Petrobras Socioambiental. Este processo tem foco no desenvolvimento de projetos comunitários na área de influência das unidades da companhia. Dessa forma, a empresa busca democratizar o acesso aos patrocínios e reforça o compromisso de contribuir para o desenvolvimento das regiões onde atua e fortalece a atuação em rede de entidades parceiras.


Serviço
Apresentação dos resultados do projeto “Não à Violência Sexual no Município”
Data: 31/05/2016
Horário: 17h
Local: Escola de Dança de Paracuru – Rua Pedro Barroso Meireles, 175, Boca do Poço (próximo à Secretaria de Cultura).


Com informações da assessoria de imprensa da Petrobras


Boa Notícia



Projeto mostra resultados de ações de combate ao abuso infanto-juvenil

Nenhum comentário :

Postar um comentário