06/06/2016

Festival Halleluya estará na programação oficial da JMJ Cracóvia 2016

(ACI).- O maior Festival de Artes Integradas do Brasil chegará à Polônia. O Halleluya, da Comunidade Católica Shalom, será realizado pela primeira vez em Cracóvia, entre os dias 27 e 29 de julho, dentro da programação da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).


De acordo com Helano Roberto Bezerra Filho, missionário da Shalom que irá coordenar o Halleluya de Cracóvia, o convite para levar o festival para a JMJ 2016 foi uma grande alegria para a Comunidade, “porque nós vemos nisso a conformação da Igreja que reconhece a contribuição que a Comunidade Católica Shalom dá para a evangelização dos jovens”.


O evento acontecerá na praça Szczepanski a poucos metros da Praça do Mercado no Centro de Cracóvia. Segundo a Comunidade Shalom, a expectativa é alcançar um público entre sete e dez mil jovens. Serão 15 apresentações entre música, teatro e dança com atrações em vários idiomas: inglês, polonês, francês e italiano.


Com toda a programação do evento, Helano conta que a Comunidade Shalom quer levar para os jovens da JMJ a mensagem de que “Cristo é a nossa paz”. “Queremos apresentar por meio do Festival Halleluya que os jovens sendo cristãos, vivendo a fé, não deixam de ser jovens, mas pelo contrário, encontram a plena força e a verdadeira alegria da sua juventude”, disse o missionário à ACI Digital.



“Cristo é a nossa alegria e uma juventude Nele encontra a sua plena realização, plena potência”, acrescenta o missionário.


Esta não é a primeira vez que o festival ganha caráter internacional. Ele já foi promovido em outros países, como Uruguai, Itália, França e Terra Santa. Além disso, fez parte do programa da JMJ do Rio de Janeiro, em 2013.


No Brasil, o Festival Halleluya atrai anualmente mais de um milhão de pessoas em várias cidades do país. O evento nasceu em 1985, como iniciativa dos jovens da Comunidade Católica Shalom com nome de Trifest. A intenção era oferecer uma alternativa de um evento cristão aos jovens da cidade de Fortaleza (CE), com três dias de shows de evangelização. Aos poucos a ideia cresceu até se tornar o Festival Halleluya.


Para a Comunidade Shalom, o Festival Halleluya possui grande importância na sua missão evangelizadora. Helano explica que sabem “que muitos jovens não aceitarão um convite para uma Missa ou outra realidade da Igreja, mas para um show, para um evento artístico o jovem aceita o convite e ali nós anunciamos a pessoa de Jesus Cristo”.


“Então – completa –, o Festival Halleluya para nós é esta grande sabedoria de Deus na evangelização dos jovens. É a inspiração que Deus nos deu para alcançar o coração dos jovens”.


No palco do Halleluya, teatro, música e dança se unem para anunciar o amor e a misericórdia de Deus de forma nova e criativa. Conforme explica a própria comunidade, nascido em meio aos jovens como uma expressão de nova evangelização, busca oferecer a estes uma diversão sadia, como possibilidade de uma alegria que não passa, por isso traz o seu slogan “uma festa que nunca acaba”.


No festival, além das atrações culturais, há espaços temáticos para favorecer ainda mais uma autêntica experiência com a misericórdia de Deus. Entre esses, está o Espaço da Misericórdia, considerado pela comunidade “o coração do Halleluya”. Nele, há confessionários para o Sacramento da Reconciliação e a Capela com o Santíssimo Sacramento. Além disso, Jesus no Santíssimo Sacramento, centro e origem do evento, sobe ao palco para um momento de Adoração.


Para completar, com a finalidade de favorecer o intercâmbio cultural entres os jovens, na arena do Festival se encontra o Espaço Cultural, onde serão oferecidos cursos rápidos de como fazer uma boa confissão, momentos de oração, e momentos de partilha das graças e desafios na vivência da fé com jovens de outras partes do mundo. Os artistas também serão convidados a partilhar as suas experiências de evangelização.



Festival Halleluya estará na programação oficial da JMJ Cracóvia 2016

Nenhum comentário :

Postar um comentário