09/07/2016

Cuca Roseta vai participar na Jornada Mundial da Juventude, na Polônia

Fadista vai à «LusoFesta», o encontro dos jovens portugueses organizado pelo Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, em Cracóvia


Lisboa, 09 jul 2016 (Ecclesia) – O diretor do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ) revelou que a fadista Cuca Roseta vai participar na ‘LusoFesta’, o encontro dos portugueses durante a Jornada Mundial da Juventude, na Polónia.


Em entrevista à Agência ECCLESIA, o padre Eduardo Novo explica que ‘LusoFesta’, que vai decorrer no dia 27 de julho, em Cracóvia, vai contar com o testemunho e voz da fadista Cuca Roseta, uma participação que “que muito privilegia e alegra” por apresentar a música como “arte de bem combinar os sons e a espiritualidade”.


O encontro dinamizado pelo Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, à margem do programa oficial da Jornada Mundial da Juventude, para além do convívio pretende ser um “momento forte” de reflexão a partir de uma mesa-redonda com “jovens de diversas dioceses” a testemunhar como é que hoje “vivem as Bem-Aventuranças, as Obras de Misericórdia”.


“Gestos concretos, ações concretas para nos ajudar a compreender a missão de cada um. A nossa vida, vivida e envolvida na relação com os outros, com o dinamismo da nossa fé”, acrescenta o diretor do DNPJ.


Na ‘LusoFesta’ vão participar jovens das 21 dioceses, dos movimentos juvenis e os seis bispos portugueses que vão à JMJ 2016, dia 27, entre as 14h00 e cerca das 19h00 (menos uma hora em Lisboa) em Cracóvia.


O objetivo do encontro é festejarem e celebrarem a “alegria da fé na expressividade na língua” portuguesa e “na expressividade, na vivência que mantém unidos, fortalece”.


“Efetivamente, este encontro ajudar-nos-á a refletir e também a programarmos e projetarmos o nosso caminho como Igreja em Portugal”, observa o sacerdote, sobre “uma grande festa, um grande encontro” para o qual convida também “todos os portugueses” que estejam a viver na Polónia.


A 31.ª Jornada Mundial da Juventude tem como tema ‘Bem-aventurados os misericordiosos, porque encontrarão misericórdia’ e segundo o DNPJ conta com a participação de cerca de cinco mil jovens portugueses, entre 26 a 31 de julho, em Cracóvia, capital da Polónia.


Para o padre Eduardo Novo numa JMJ existe uma “transformação cultural, uma transformação na vida de cada um” através de uma experiência de “uma beleza difícil de expressar” e frisa que a “riqueza intercultural” partilhada é sinal de “fraternidade, de construção do mundo”, um sinal de construção “de si mesmos nos valores, na educação, na formação”.


“Todo” o programa da JMJ, acrescenta, envolve os participantes na dimensão da oração, da cultura, da festa, da fé de forma “biopsicossocial”.


Segundo o diretor do DNPJ, depois de uma experiência de vida pessoal e comunitária “inolvidável”, quando regressarem a Portugal os jovens devem continuar como “fermento nas comunidades, na Igreja local, nas nossas paróquias, dioceses e movimentos juvenis”.


“As nossas paróquias precisam do nosso compromisso, da nossa disponibilidade. É isto que nos transforma como seres cristãos e até como portadores de um sentido diferente de missão, olharmos para a vida com sentido de missão e de compromisso”, referiu o padre Eduardo Novo.


O diretor do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil constata que os jovens “assumem” a sua responsabilidade e “não deixam de surpreender pela alegria, pela aventura, pela sua coragem e determinação”.


HM/CB/PR



Cuca Roseta vai participar na Jornada Mundial da Juventude, na Polônia

Nenhum comentário :

Postar um comentário