10/07/2016

Papa associa-se a celebração do Domingo do Mar em defesa dos pescadores

Vaticano diz que é urgente dignificar vida dos marinheiros e suas famílias


Cidade do Vaticano, 10 jul 2016 (Ecclesia) – O Papa associou-se hoje no Vaticano à celebração do “Domingo do Mar” e sublinhou a preocupação da Igreja Católica em acompanhar todos os que estão ligados ao setor marítimo.

“Encorajo os marinheiros e os pescadores no seu trabalho, muitas vezes duro e arriscado”, disse, perante milhares de pessoas reunidas na Praça de São Pedro para a oração do ângelus.


Francisco saudou ainda como os capelães e os voluntários pelo seu “precioso serviço”.


“Que Maria, Estrela do Mar, vele sobre vós”.


A mensagem que o Vaticano divulgou para o Domingo do Mar salientava a urgência de dar maior dignidade à vida de todos quantos trabalham no mar, assim como às suas famílias.


O presidente do Conselho Pontifício da Pastoral para os Migrantes (Santa Sé) realça que, apesar da importância da indústria pesqueira para o quotidiano de todas as pessoas, são muitos os perigos e dificuldades que continuam a marcar a vida dos marinheiros, a nível psicológico, físico e afetivo.


Numa mensagem enviada à Agência ECCLESIA, D. Antonio Vegliò recorda os marinheiros vítimas “das forças da natureza, da pirataria e do assalto à mão armada”, o desafio que é ver “negado o direito a vir a terra ou a deixar a embarcação, depois de dias ou semanas no mar”.


O cardeal italiano destaca ainda as famílias destes trabalhadores, que muitas vezes “não veem os seus entes queridos durante meses e mesmo anos”.


“Crianças que crescem sem pai enquanto todas as responsabilidades recaem nos ombros da mãe”, lamenta o responsável católico.


Para a Santa Sé, é fundamental “reiterar” e “proteger” o direito dos marinheiros a uma vida digna e a um trabalho digno.


Nesse sentido, o Conselho Pontifício da Pastoral para os Migrantes apela aos governos internacionais e às entidades marítimas competentes para que reforcem a aplicação de medidas de proteção para todos os trabalhadores do mar.


Aquele organismo defende uma implementação mais eficaz da convenção da Organização Internacional do Trabalho respeitante à atividade laboral no meio marítimo, em particular da “regulação 4.4” que é dedicada à questão do direito de acesso dos marinheiros “a instalações terrestres e a serviços que assegurem a sua saúde e bem-estar”.


JCP/OC


 


Papa associa-se a celebração do Domingo do Mar em defesa dos pescadores

Nenhum comentário :

Postar um comentário