06/07/2016

DOM ALDO PAGOTTO DEIXA A ARQUIDIOCESE DA PARAÍBA


Papa Francisco nomeia administrador apostólico para arquidiocese da Paraíba

Papa aceita pedido de renúncia de dom Aldo Pagotto

 O papa Francisco acolheu, nesta quarta-feira, 6 de julho, o pedido de renúncia ao governo pastoral da arquidiocese da Paraíba (PB) apresentado por dom Aldo Di CilloPagotto. Ao mesmo tempo, foi nomeado como administrador apostólico da Igreja particular o bispo emérito de Palmares (PE), dom Genival Saraiva de França.

Atuação

Dom Aldo Pagotto é natural da cidade de São Paulo (SP), tendo nascido em 16 de setembro de 1949. Sua ordenação presbiteral ocorreu em Caratinga (MG), em dezembro de 1977. Membro da Congregação do Santíssimo Sacramento, fez sua profissão religiosa em 1985. Nomeado bispo em setembro de 1997, foi ordenado no mês seguinte, em Fortaleza (CE). Governou a diocese de Sobral (CE) até 2004, quando foi nomeado arcebispo da Paraíba.

Administrador 

Nascido em Alcantil (PB), em 03 de abril de 1938, dom Genival Saraiva de França foi ordenado presbítero em 1965, na cidade de Campina Grande (PB).. Dom Genival é Mestre em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Salesiana, em Roma, na Itália.

Dom Genival foi nomeado  bispo em 12 de julho de 2000 e ordenado em 23 de setembro do mesmo, em Campina Grande. Além de bispo de Palmares, foi também secretário e presidente do regional Nordeste 2 da CNBB. Atualmente, faz parte da Comissão Especial para os Bispos Eméritos da CNBB.


DOM ALDO PAGOTTO DEIXA A ARQUIDIOCESE DA PARAÍBA

Nenhum comentário :

Postar um comentário