08/07/2016

Igreja Católica deve potenciar ambiente propício à transmissão de valores

Entrevista a José Carlos Lima, coordenador do Plano Nacional de Ética no Desporto


Lisboa, 08 jul 2016 (Ecclesia) – José Carlos Lima, o coordenador do Plano Nacional de Ética no Desporto, disse à Agência ECCLESIA que a Igreja Católica tem sabido valorizar a dimensão educativa da prática desportiva e pode potenciar ainda mais um ambiente propício à transmissão de valores.

“Porque não paróquias organizarem eventos desportivos, corridas, encontros com líderes, com modelos, com atletas, porque são formas de passar aspetos positivos mas também a mensagem da Igreja?”, desafia o responsável, numa entrevista publicada hoje na mais recente edição do Semanário ECCLESIA.


Para José Carlos Lima, a prática desportiva promove uma “dimensão fundamental para a realização do ser humano”, algo que é reconhecido pela própria Santa Sé, que em outubro vai promover uma conferência sobre Fé e Desporto, colocando o fenómeno desportivo no contexto cultural e religioso mais amplo da humanidade.


O coordenador do Plano Nacional de Ética no Desporto explica que muitas instituições têm vindo a promover eventos desportivos para “passar uma determinada mensagem”, algo que pode ser feito também nas comunidades católicas.


“Da parte da Igreja há aqui um nicho fantástico para ir ao encontro destas pessoas que se reúnem, que estão ali para fazer um evento, no qual se pode passar uma determinada mensagem”, precisa.


José Carlos Lima observa que no desporto há valores que “são valores do Evangelho, da Igreja, são valores positivos que levam à realização do Homem, para a paz, para a harmonia dos povos”.


“Por parte das paróquias, por parte da Igreja do ponto de vista institucional, há aqui um alerta, um despertar para a importância deste tema, mas depois do ponto de vista concreto penso que há ainda muito a fazer”, assinala.


O responsável recorda que o IDPJ tem linhas de financiamento para financiar atividades e projetos, dentro do programa ‘Desporto para Todos’, a que as paróquias, as entidades e associações católicas podem concorrer.


O Semanário ECCLESIA apresenta um caderno especial dedicado à prática desportiva como fator de crescimento pessoal e social.


O dossier encerra-se com a tradução integral da intervenção da Santa Sé na 32ª sessão do Conselho dos Direitos Humanos, em Genebra (Suíça), no painel sobre o ‘Uso do Desporto e do Ideal Olímpico na promoção dos Direitos Humanos’.


OC


 


Igreja Católica deve potenciar ambiente propício à transmissão de valores

Nenhum comentário :

Postar um comentário