02/07/2016

Psicólogos criam rede para ajudar refugiados

Profissionais participaram numa formação em emergência e catástrofe e aceitaram integrar o projeto, em regime de voluntariado, para apoiar os refugiados que cheguem a Portugal


Uma parceria entre a Ordem dos Psicólogos e o Alto Comissariado das Migrações permitiu a criação de uma rede nacional de psicólogos voluntários, com formação em situações de crise e catástrofe, para apoiar os refugiados em Portugal. O objetivo é colocar à disposição do país o conhecimento adquirido pelos psicólogos, durante um curso promovido pela Ordem. 


«Depois da formação feita», e com a chegada de refugiados a Portugal, «entendemos que não devíamos ficar por aqui e que seria um desperdício» não colocar «à disposição da sociedade portuguesa o conhecimento adquirido» e a possibilidade de intervir junto destas pessoas, afirmou o bastonário da Ordem dos Psicólogos, Telmo Mourinho Baptista, citado pela agência Lusa. 


Para Pedro Calado, do Alto Comissariado das Migrações, este «é um apoio absolutamente importante», para os 452 refugiados que estão no nosso país, espalhados por 64 municípios. «Muitas destas pessoas vieram da linha da frente de combates» e «assistiram a situações muito dramáticas», mas também o próprio percurso de chegada à Europa acarreta, muitas vezes, «riscos muito grandes». Daí que o novo serviço se apresente como «um reforço supletivo de capacidade de resposta» a estas situações, sublinhou o responsável.


Fátima Missionária



Psicólogos criam rede para ajudar refugiados

Nenhum comentário :

Postar um comentário