02/07/2016

Rainha Santa: Uma das «mais insignes figuras de mulher, de cristã e de santa» - bispo de Coimbra

Isabel de Portugal foi beatificada há 500 anos


Coimbra, 01 jul 2016 (Ecclesia) – O bispo de Coimbra escreveu que as celebrações do V centenário da beatificação d rainha Santa Isabel é “uma data memorável” para a cidade do Mondego e para a nação portuguesa.


Para D. Virgílio Antunes, a rainha Santa Isabel é uma das “mais insignes figuras de mulher, de cristã e de santa”.


A cidade de Coimbra está a celebrar, de hoje a 13 deste mês, os quinhentos anos da beatificação da esposa do rei D. Dinis.


A celebração desta “grandíssima efeméride” enche de júbilo todos os “seus inúmeros admiradores e devotos”, pois o seu testemunho “atravessou os séculos e chegou até nós com a frescura perene de uma vida verdadeiramente evangélica, cheia de significado para o tempo presente e portadora de uma mensagem que não morre”, lê-se no texto enviado à Agência ECCLESIA.


A “feliz coincidência” desta comemoração com a celebração do Ano Santo da Misericórdia proclamado pelo Papa Francisco “torna mais viva a fé no amor de Deus, que acolhe e abraça todos os seus filhos com um coração rico de misericórdia”, realça o bispo de Coimbra.


Que o perfume das suas rosas “continue a ser o bálsamo para as dores de todos os que sofrem, que o seu pão continue a ser o alimento delicioso para os famintos no corpo ou no espírito, que a sua mão benfazeja e construtora de paz continue a unir a todos na comunhão de Deus e dos homens”, escreveu D. Virgílio Antunes.


Depois do tríduo preparatório e da festa comemorativa (04 de julho), no dia 07 deste mês vai celebrar-se uma missa seguida da procissão e, pelas 22h00, na portagem, D. Manuel Pelino, bispo de Santarém, faz uma saudação.


LFS



Rainha Santa: Uma das «mais insignes figuras de mulher, de cristã e de santa» - bispo de Coimbra

Nenhum comentário :

Postar um comentário