02/07/2016

Papa Francisco recebe a nova prefeita de Roma

A primeira prefeita de Roma encontrou-se com o Santo Padre pela primeira vez, após ampla vitória nas eleições de junho


Da redação, com Rádio Vaticano


O Papa Francisco recebeu, na manhã de sexta-feira, 1º, a nova prefeita de Roma, Virginia Raggi, do Movimento Cinco Estrelas (M5S), que venceu o segundo turno das eleições em junho. Ela alcançou a vitória com uma ampla diferença em relação ao candidato do partido do premiê Matteo Renzi.


Para a primeira prefeita da história de Roma foi também o primeiro encontro com o Papa Francisco. “Foi emocionante. Encontrei uma pessoa verdadeiramente humana; fiquei muito impressionada”, declarou Raggi à Rádio Vaticano.


Após o encontro com Francisco,  diante dos episódios de corrupção que ficaram conhecidos como “Mafia Capitale”, a prefeita reiterou: “É preciso que os romanos, as pessoas, os cidadãos, entendam que há qualquer coisa que vai além do próprio bem: o bem comum, o interesse geral; é algo que supera o particularismo e o egoísmo”.


Laudato Si


Raggi disse ainda ter “apreciado muito” as palavras da Encíclica Laudato Si’, dizendo que pareceu-lhe “extremamente atuais e modernas”. “Devo dizer que naquela Encíclica há muito da sociedade romana de hoje”, afirmou.


Olimpíadas 2024


Sobre a candidatura de Roma às Olimpíadas de 2024, Raggi disse que estes eventos pesam muito no bolso dos cidadãos. Ela disse ainda que durante a campanha e até então os romanos não disseram nada a respeito do evento esportivo, mas que se pedirem um referendo, este será avaliado.


“Obviamente, apresentando todos os prós e contras, os custos e recordando que no ano passado terminamos de pagar a parcela anual de 92 milhões de euros pela Copa da Itália em 1990. Façam as contas e vejam quanto estes eventos pesam no bolso dos cidadãos. Isto é fundamental. Ninguém quer que Roma não seja competitiva em relação a outras cidades europeias, mas neste momento em que temos um débito de 13 bilhões de euros somente na administração extraordinária, creio que pedir aos cidadãos que se endividem por ao menos outros 20,30,40 anos, não seja ético, não seja justo”, disse a prefeita.



Papa Francisco recebe a nova prefeita de Roma

Nenhum comentário :

Postar um comentário