12/08/2016

Japão reativa reator parado desde catástrofe

O abastecimento de eletricidade para a rede comercial começará em setembro.



Pessoas protestam contra reativação de usina nuclear, em Tóquio.
Pessoas protestam contra reativação de usina nuclear, em Tóquio.



Um reator nuclear parado há mais de cinco anos, desde a catástrofe de Fukushima, será reiniciado nesta sexta-feira no Japão, onde atualmente apenas duas unidades estão funcionando, em comparação com as 54 que operavam até 2011.


“A unidade 3 de Ikata (sudoeste) será posta em funcionamento na sexta-feira 12 e deve começar a gerar eletricidade na segunda-feira 15”, indicou a companhia Shikoku em um comunicado.


O abastecimento de eletricidade para a rede comercial começará em setembro, depois de verificações finais, acrescentou a nota.


Antes do tsunami de 2011, quando a água invadiu a central nuclear de Fukushima, provocando o maior desastre nuclear mundial desde Chernóbil, em 1986, havia 54 reatores nucleares em operação no Japão.


Após as perícias, o governo decidiu fechar definitivamente 12 deles e suspender a operação dos demais enquanto eram realizados trabalhos para melhorar a segurança.


Posteriormente, foram reativados os reatores Sendai 1 e 2, que são os únicos operativos atualmente.


Outras duas unidades que tinham começado a operar no início do ano, Takahama 3 e 4, foram paralisadas semanas depois por uma ordem judicial.


A maioria da população japonesa se opõe à reativação das centrais nucleares impulsada pelo governo.




AFP




Japão reativa reator parado desde catástrofe

Nenhum comentário :

Postar um comentário