06/09/2016

A FAMÍLIA ESPIRITUAL DE CHARLES DE FOUCAULD

11698480_10207040234475264_3220152950055942745_n

Fraternidade Sacerdotal Jesus Caritas

A Irmandade nasceu na França, sobre um grupo de sacerdotes, entre os quais estava o que foi o seu primeiro presidente geral e mais tarde bispo de Orleans, Guy RIOBÉ, no ano de 1951, com o nome da União Sacerdotal. Em 1976, e após o Concílio Vaticano II, foi rebatizado Fraternidade Sacerdotal Jesus Caritas.

Atualmente inclui cerca de 3.000 sacerdotes diocesanos e está espalhada pelos cinco continentes. Na Europa, são cerca de 1.500 sacerdotes.

o abendonoA irradiação da personalidade humana e evangélica de Charles de Foucauld e sua aventura espiritual e missionária têm estado na origem da Fraternidade Sacerdotal, e continua hoje como inspirar uma forma de vida evangélica e o mistério sacerdotal vivendo.

Associação e Organização

A Assembleia da Associação é realizada a cada dois anos. É uma oportunidade para os líderes dos diferentes grupos, para atender e tentar aprofundar a mensagem do Irmão Charles e descobrir a riqueza e variedade das respostas dadas por cada grupo.

Lista de Grupos Pertencentes à Associação

Em 1955, o ano de nascimento, a Associação tinha oito grupos:

  1. 1. Sociedadeda União,a refundada em 1955 é uma “associação de leigos”.

  2. Charles de Foucauld Group (Groupe Charles de Foucauld),fundada em 1923é uma associação de leigos.

  3. Pequenas Irmãs do Sagrado Coração (Petites Sœurs du Sacré Coeur),fundada em 1933é um instituto religioso .

  4. Pequenos Irmãos de Jesus(Petits Frères de Jesus),fundada em 1933, é um instituto religioso.

  5. Irmãzinhas de Jesus(Petites Soeurs de Jésus),fundada em 1939 é um instituto religioso

  6. Fraternidade Sacerdotal Jesus Cáritas (Fraternidade Sacerdotal),fundada em 1951é uma associação de sacerdotes.

  7. Fraternidade Jesus Caritas (Jesus Caritas Fraternidade),fundada em 1952é um instituto secular feminino.

  8. Fraternidade Secular Charles de Foucauld (Séculière Fraternité Charles de Foucauld),fundada em 1952é uma associação de leigos.

Outros grupos, a partir de 1968 a 2007 foram incluídos na associação:

  1. Irmãozinhos do Evangelho (Petits Frères de l’Evangile),fundada em 1956e associado em 1968 , são um instituto religioso.

  2. Irmãzinhas do Evangelho (Petites Soeurs de l’Evangile),fundada em 1963e associadas em 1971,  são um instituto religioso.

  3. Pequenas Irmãs de Nazaré (Petites Soeurs de Nazareth),fundada em 1966e associadas em 1974, são um instituto religioso.

  4. Comunidade de Jesus (Comunitat de Jesús),fundada em 1968e associado em 1980 é uma associação de leigos.

  5. Pequenos Irmãos de Jesus Caritas, fundada em 1969e associadas em 1984são um instituto religioso.

  6. Pequenos Irmãos de Encarnação (Petits Frères de l’Encarnação),fundada em 1976e associado em 1985, são um instituto religioso.

  7. Pequenos Irmãos da Cruz (Petits Frères de la Croix),fundada em 1980 
    e associadas em 1986, são um instituto religioso (monges).

  8. Pequenas Irmãs do Coração de Jesus (Petites sœurs du Coeur de Jésus),fundada em 1977e associado em 1987, são um instituto religioso.

  9. Fraternidade de Charles de Foucald (Fraternité Charles de Foucauld),associada em 1992, é uma associação de leigos.

  10. Irmãzinhas da Encarnação (Petites Soeurs de l’Encarnação),fundada em 1985e associadas em 1994, são um instituto religioso.

  11. Missionários de Jesus, o Servo (Missionnaires de Jésus-Serviteur),fundada no início dos anos 80, foram associados em 1997. É um instituto secular.

  12. Discípulos do Evangelho, fundada em 1973e associado em 2007, é  um instituto religioso.

O Espírito e o Estilo da Família Espiritual de Charles de Foucald

Assim resumiu Antonio Furioli o espírito e o estilo da Família Espiritual de Charles de Foucauld:

“Os muitos herdeiros espirituais de Charles de Foucauld o seu exemplo continuam a escolher a residir nesses lugares anônimos e sem prestígio, onde ninguém sonharia em ir viver, ou seja, nas sombras e na futilidade aparente de sua presença. Nestes atípico contemplativa é a recusa de se destacar sobre o mundo em que vivem e de sua sociedade; há neles uma profunda confiança no homem e em seu mundo. De acordo com eles, não é o mundo que pertence à Igreja, mas é a Igreja que pertence ao mundo. Eles representam aqueles poucos seres humanos através dos quais, hoje, muitas pessoas nascidas e criadas em tradições bastante estranho ao cristianismo, têm a oportunidade de entrar em contato com Jesus. O aspecto novo e importante do seu perfil de baixo testemunho na Igreja, Ele consiste precisamente na gratuidade de uma verdadeira presença amiga, que não se importa em tudo para resultados imediatos. A humanidade doce de sua amizade discreta, que levanta outra confiança e abertura, como uma das mais valiosas nas relações interpessoais, não tem nenhuma reivindicação ou sucção e pensar em Deus, para despertar o desejo, o desejo por ele. Em cada pessoa, mesmo que em um nível subconsciente, há o desejo de entrar em contato com o Transcendente por muitos nomes, muitas faces e muitos lugares; Aquele que tem os nomes de todos os lugares de moradia sem nome de segregação racial e a marginalização social, que tem a face de toda a sem rosto que estão entre nós: arrancados de seu mundo e o nosso são descartados dos mais pobres os pobres, os realmente pobres de Deus”.(Antonio Furioli, Charles de Foucauld, irmão universal, na unidade e carisma, 1-. 2007).

ALBERT

OS GRANDES MESTRES DA ESPIRITUALIDADE FOUCAUDIANA

Albert Peyriguère (Trébons, 1883 – Casablanca, 1959) foi um eremita religioso católico francês que viveu em  Marrocos.

Nascido em Trébons (Hautes-Pyrénées) perto de Lourdes, em 28 de setembro de 1883, de uma família de artesãos que em seguida, mudou-se para Talence, Albert Peyriguère estudou no Bordeaux e foi ordenado sacerdote em 1906 e tornou-se professor no Seminário Menor. Ele fica recluso no mosteiro em  Escotilha e Chartreuse (Cartuxa O Valsainte, Sainte-Marie-du-Desert).

Ele tornou-se um portador de maca durante a guerra de 1914-1918, onde sua conduta heroica lhe rendeu uma medalha militar e a cruz de guerra, mas também uma lesão muito grave para a mandíbula. Parte para Tunísia para a sua recuperação, ele foi, então capelão de uma escola de meninos de embarque e pároco de Hammamet e Nabeul. Ele descobre os muçulmanos e Islã e, em seguida, lê a biografia de Charles de Foucauld, escrito por René Bazin em 1921 . Entusiasta e iluminado por este escrito, ele decidiu dedicar a sua vida ao ideal de Padre de Foucauld, que será um dos primeiros discípulos com Charles Henrion e Charles-André Poissonnier . Ele carrega o bunting (hábito) adornado com o Sagrado Coração de Jesus no peito do Padre de Foucauld.

Dizia Padre Peyriguère: “Minha pobre vida foi feito para viver a mensagem do Padre de Foucauld, foi iluminado pelo dia em que se acende e exalta mais”.

Com outro sacerdote em 1926, ele tentou viver como Charles de Foucauld perto Ghardaia (na Argélia ). Ele encontra o seu caminho na Tunísia, no sul da Argélia e depois para Marrocos. O Padre de Foucauld celebrou a missa  muitas vezes  em Marrocos, um país que ele tinha viajado com o rabino Mordecai Aby Serour antes de sua conversão, um país que ele amava e onde não havia padre para celebrar a missa. Albert Peyriguère é enviado pelo seu bispo, está doente de tifo em Taroudant. O médico e um irmão franciscano morre e ele fica muito doente, ele é transportado em Mogador ( Essaouira ). Foi durante a sua convalescença ele descobre que acompanha seu bispo em turnê, uma aldeia no Médio Atlas, a 35 km de Khenifra, El Kbab, e estabeleceu-se em uma pequena casa de adobe com câmara transformada em capela que construiu e que a célula Pai Peixeiro; lá ele acolhe e cuidado incansável dos berberes em uma clínica. Ele trata e vesti todas as crianças, congratula-se com os pobres e indigentes.

Torna-se etnólogo (ele aprendeu Berber em Marrakech ) e especialista em língua e cultura berbere, especialmente Aït Oumala, reunindo como os contos de Charles de Foucauld, histórias, poemas e canções.

Ele escreveu muito, muitas correspondências, publicada em parte após a sua morte, sob o título Permitem que você digite por Cristo (cartas ao religioso). Ela publica artigos como Research on verdadeiro pensamento do Padre de Foucauld, e no jornal de Marrocos Católica sob o pseudônimo de Paul Hector. Ele também dá palestras, mantendo uma vida contemplativa, que consiste na adoração noturna muitas vezes do Santíssimo Sacramento: “Essa foi à vida do próprio Cristo: Todo o dia com as multidões à noite com o seu Pai. É bom para ser como Cristo”.

Ele leva em seu “buraco chacal” uma vida ascética dormindo em uma placa e come muito mal, trabalhando muito, independentemente de pulgas e percevejos com o qual devem coexistir. É visitado pelo futuro cardeal Journet.

Escreveu três anos antes de sua morte: “Para mim, não é a primazia da mensagem do Padre de Foucauld. Esta mensagem de sua vida missionária, me sendo percebi que era uma riqueza esmagadora, eu queria expressar em fragmentos, mas a maioria era orar e vivê-la… Eu só quero ser um homem da mensagem. “Parece importante para ele não reivindica a qualquer grupo, mas para ficar sozinho”. Ele sente o ideal do Padre de Foucauld ameaçada. Ele também considera a presença da França no Marrocos como falta grave, escreveu cartas, denunciou os abusos franceses, envia cartas para os intelectuais franceses (que é, então, convidado para uma reunião em Paris, presidido por François Mauriac) e é considerado um comunista e um revolucionário das autoridades francesas em Marrocos e do exército. Quando Marrocos será independente em 1956 o príncipe Moulay Hassan, que estava em El Kbab, diga-lhe: “Meu pai e eu, sabemos que tudo o que você tem feito e tudo o que você faz!”.

Ele morreu no hospital em Casablanca em 26 de Abril 1959 às15 horas. Ele é enterrado em El Kbab. Um de seus discípulos, Padre Michel Lafon vem habitar o Hermitage em 1959.

Em seu funeral um jovem Berber lê este poema de despedida: “O marabu não tinha esposa e filhos: todos os pobres eram sua família, todos os homens eram seus irmãos. Ele deu de comer aos famintos. Ele revestiu aqueles que estavam sem roupa. Ele cuidava dos doentes. Ele defendeu aqueles que foram tratados injustamente. Ele congratulou-se com aqueles que não tinham casa. Todos os pobres eram sua família, todos os homens eram seus irmãos. Deus é misericordioso para com ele!“.

Em 21 de julho de 2010, as relíquias de Padre Peyriguère foram transferidas de El Kbab (província Khenifra), onde ele foi sepultado na Abadia de Nossa Senhora de Atlas.

Louis Massignon (25 de julho de 1883 – 31 de outubro 1962) era um estudioso Católico do Islã e um pioneiro do estudo católico-muçulmano compreensão mútua. Ele era uma figura influente no século XX, no que respeita à relação da Igreja Católica com o Islã. Ele concentrou-se cada vez mais no trabalho de Mahatma Gandhi, a quem considerava um santo. Ele também foi influente, entre os católicos, para o Islã de ser aceito como uma fé de Abraão. Alguns estudiosos afirmam que sua pesquisa, estima para o Islã e os muçulmanos e cultivo de estudantes chave em estudos islâmicos em grande parte preparado o caminho para a visão positiva do Islã articulado na Lumen gentium e o aetate Nostra no Concílio Vaticano II.  Embora um católico si mesmo, ele tentou entender o Islã a partir de dentro e, assim, teve uma grande influência sobre a forma como o Islã foi visto no Ocidente; entre outras coisas, ele abriu o caminho para uma maior abertura no interior da Igreja Católica em relação ao Islã, como foi documentado na declaração pastoral do Vaticano II Nostra Aetate.

Louis Massignon nasceu em NogenMarne , Val-de-Marne , perto de Paris, França. Seu pai, Fernand Massignon (1855-1922), um pintor e um escultor sob o pseudônimo de Pierre Roche , era um amigo íntimo do escritor Joris-Karl Huysmans . Huysmans própria conversão ao catolicismo romano foi um dos primeiros grandes inspirações do jovem Luís em um relacionamento amigável tutorial com Huysmans que durou de 1901 até a sua morte em 1907.

Estudos


Louis Massignon começou seus estudos no Liceu Louis-le-Grand, em Paris (1896), onde ele fez amizade com seu colega Henri Maspero, mais tarde, um renomado sinólogo. Após a sua ” baccalauréat “(1901) ele foi em sua primeira viagem a Argélia, onde sua família tinha relações e laços com altos oficiais coloniais: Henry de Vialar, Henry de Castries, e Alfred Le Chatelier, o fundador da Cadeira de Sociologia muçulmano no Collège de France, em Paris. Em 1902, ele continuou seus estudos, graduando-se “licencie ès-Lettres” em um ensaio sobre Honoré d’Urfé e embarcar no primeiro de seus muitos assuntos árabes: as corporações de Fez , no século XV. Explorando as fontes de seu escritório em Marrocos, em 1904, ele prometeu dedicar-se ao estudo do árabe depois de um confronto perigoso no deserto. Em 1906, ele recebeu seu “Diplome d’Etudes Supérieures” com a força de seu estudo Tableau géographique du Maroc dans les années 15 estreias du siècle 16ième, d’après l’Africain Leon.

Conversão ao Cristianismo


Em 1907, ele foi enviado em uma arqueológica missão na Mesopotâmia. Em Bagdá, ele foi o convidado da grande família muçulmana da Alusi, que o apresentou para a marca da hospitalidade árabe  era para honrar ao longo de sua vida. Foi a Alusi que o salvou de uma situação muito perigosa no deserto, quando em 1908, durante a fermentação do turco-revolução foi capturado como um “espião” e quase morto. (O Alusi também o ajudou a reunir as fontes para seu opus magnum em Al-Hallaj).

Esta situação de cativeiro e a experiência da espiritualidade muçulmana, também trouxe sua conversão ao cristianismo: Em perigo mortal, que o encheu de extremo, angústia física, primeiro ele sentiu remorso por sua vida passada, fez uma tentativa de suicídio e tentativa abortada, caiu em um delírio e um estado de grande agitação (mais tarde diagnosticado como quer a malária, um acidente vascular cerebral causado pelo sol e fadiga, ou mania) e, finalmente, experimentou a presença de Deus como uma “visitação estranha e eficaz”, que o oprimido, deixando o passivo e impotente, sentindo julgado por ter outros julgados severamente, e quase fazendo-o perder o próprio sentido de identidade. No entanto, ele também experimentou essa visitação como uma libertação de seu (exterior) cativeiro, e uma promessa de que ele estava indo para voltar para Paris. Ele próprio interpretou o estado de delírio como uma “reação de [seu] cérebro para a conversão forçada de [sua] alma”.

Ele se recuperou rapidamente da sua doença, teve uma segunda experiência espiritual e viajou para Beirute acompanhado por um iraquiano carmelita sacerdote, Anastase Père-Marie de Saint Elie. Em Beirute, ele fez uma confissão para o Padre Anastase, confirmando assim a sua conversão ao catolicismo.

Massignon sentiu fortemente que ele foi assistido em seu encontro com Deus e na sua conversão pela intercessão de amigos vivos e falecidos, entre eles Huysmans e Charles de Foucauld (1858-1916), que também tinha experimentado Deus num contexto muçulmano. Assim, a sua conversão, desde uma base sólida para a sua associação ao longo da vida com o último. Ele fez Massignon o executor de seu legado espiritual: o Diretório, a regra para a fundação dos Irmãozinhos de Jesus, que Louis Massignon devidamente viu a publicação em 1928, depois de uma longa hesitação por parte das autoridades da Igreja sobre o imprimatur.

No entanto, Massignon não seguiu o convite de Foucauld para acompanhá-lo em sua vida como um eremita entre os Tuareg em Tamanrasset. Em vez disso, em janeiro de 1914, ele se casou com uma prima,  Marcelle Dansaert-Testelin.

Massignon morreu no dia 30 de outubro de 1962 e foi sepultado no dia 6 de Novembro, em Pordic, Brittany. Louis Gardet, seu amigo e colega, ajudou na edição póstuma de trabalho La paixão de Louis Massignon de Hussayn Ibn an-Hallaj Mansur, publicado em 1975.

René Voillaume (1905 – 2003), sacerdote e teólogo francês, fundador dos Irmãozinhos de Jesus.

Uma das realizações mais importantes do cristianismo contemporâneo é realmente a consciência de segurança da possibilidade de uma total santidade na vida do mundo. (Quanto a eles, no coração das massas. Vida e espiritualidade dos Irmãozinhos de Jesus, Edizioni San Paolo, Torino, 1999).

René Voillaume, nascido em Versalhes, 19 julho de 1905, em uma família de sete filhos. O berço foi à família Lorena. Seu pai, um engenheiro,  gostava e era apaixonado por ciências técnicas. Ele faz o seu ensino secundário em Versalhes, na Escola de S. João de Bethune. Leva o bacharelado em filosofia (1922) e Matemática Elementar (1923). Aos 17 anos, lendo a biografia de Charles de Foucauld, escrita por  René Bazin finalmente dirige a sua vocação monástica, sacerdotal e missionária, com a fundação da Congregação para a qual Charles de Foucauld tinha desenhado uma regra: a vida contemplativa de clausura, muito pobre, dedicou Adoração do Santíssimo. Sacramento e missionária através da irradiação de uma vida evangélica da caridade.

Para se preparar para essa conquista, René vai em outubro de 1923 para o seminário de St. Sulpice em Issy-le-Moulineaux, e, em seguida, em 1925, para uma preparação mais adequada, o noviciado dos Padres Brancos na “Maison Carree”, perto de em Argel, mas mantendo esse projeto secreto de vida. Durante o noviciado, por razões de saúde, ele voltou para o seminário de Issy. Ele foi ordenado sacerdote em 29 de junho de 1929 em St. Sulpice. Dubois, arcebispo de Paris, por cartão e Mons. Rolmnd-Gosselin, bispo de Versalhes, congratulam-se com a sua vocação e ordenação. Alguns camaradas manifestar interesse, mas ainda não ordenado. Enquanto isso, seu bispo, também se tornou seu conselheiro, envia-lo por dois anos em Roma para estudar no Angelicum. Ele realiza o seu doutorado em Teologia em 1931. Depois de um período de maturação do projeto com o conselho de Louis Massignon, professor no Collège de France e um erudito no Islam, amigo e discípulo de Charles de Foucauld, que por algum tempo pensou em ir ao deserto do Saara.

Estudou o árabe e islâmico com dois companheiros no Instituto de Belas Artes Árabe. René, com quatro jovens sacerdotes, seus companheiros seguem o mesmo hábito do irmão Charles, Cardeal Verdier, arcebispo de Paris, que abençoa esta fundação. No final do setembro de 1933, emissão dos primeiros votos no Abiodh Sidi El Sheikh, em um oásis de Sul Oran com o compromisso de aplicar a regra escrita pelo mesmo Irmão Charles de Foucauld, com base na tradição dos monges cartuxos e espiritualidade carmelitana. Março de 1938, reunião com a irmã Maddalena, a fundadora das Irmãzinhas de Jesus. Ele vai trabalhar com ela e tornar-se seu diretor espiritual.

Em 1947, em Aix em Provence, com o apoio do arcebispo Dom Charles de Provenchères, ele fundou a primeira comunidade para trabalhar a partir desse momento os irmãos, por vocação, a tarefa de viver uma vida contemplativa centrada na adoração ao Santíssimo Sacramento, não no deserto, mas misturado com o mundo dos pobres com quem partilham a condição do trabalho assalariado. Outras fundações seguem um ao outro; nascido em 1956, os Irmãozinhos do Evangelho e, em 1963, as Irmãzinhas do Evangelho. Também contribui para a fundação das mulheres seculares e da Sociedade Sacerdotal, Associação para os sacerdotes seculares.

Desde os anos 50, a fundação de várias fraternidades,  Voillaume se envolve em inúmeras viagens ao redor do mundo. Contatos frutuosos com diferentes culturas, com diferentes situações da Igreja e chamadas diversificadas, o legado do irmão Charles é para todos. Em uma base regular, ele escreve a seus irmãos, e estes escritos serão agrupados e publicados imediatamente. O livro “No Coração das massas” edição é publicado Cerf em 1950. É um livro que é uma sensação e que contribui muito para o impulso das primeiras fundações. Isto é seguido por outras letras, retiros e conferências, também publicadas. O ensino tem como alvo principalmente a jornada espiritual da fraternidade, mas tem um eco universal sobre o reflexo do tempo na Igreja pós-conciliar, especialmente sobre a vida religiosa e, mais geralmente, da espiritualidade da época. Em 1968, o Papa Paulo VI o convidou para pregar os exercícios espirituais no Vaticano.

Voillaume permanece Prior Geral dos Pequenos Irmãos de Jesus até 1965, e dos Irmãozinhos do Evangelho até 1967. Em seguida, ele se mudou para Cepie perto de Carcassonne. Permaneça nesta pequena aldeia durante 28 anos antes de ser levado pelas  Irmãzinhas de Jesus em Tubete (perto de Aix), onde morreu 13 de maio de 2003.

Sua mensagem aparece em lembrar uma citação tirada de seu mais recente trabalho: “Pode ser que estamos entrando em uma fase da história humana será o momento de compaixão, para a impotência para encontrar soluções para os problemas levantados pelo nosso tempo. Você vai precisar de mais do que nunca para nos oferecer como intercessores em comunhão com o sacrifício do Senhor, identificando-nos com a Eucaristia, ela para implorar a misericórdia de nosso Salvador, a fim de expandir a todos os homens”.

Fraternidade dos Pequenos Irmãos de Jesus ou apenas Pequenos irmãos de Jesus é uma congregação religiosa católica fundada em 1933 pelo Padre René Voillaume, na qual a espiritualidade se inspira nos escritos deixados por Charles de Foucauld (1858-1916) e no percurso de vida que teve após a sua conversão em 1886.

Os irmãos fazem os votos de pobreza, castidade e de obediência à Igreja, querendo compartilhar as mesmas condições dos pequenos e dos pobres e ser tratados como eles. A ordem possui membros de 36 nacionalidades, presentes em 45 países, repartidos em pequenas unidades de dois a quatro irmãos levando uma forma de vida contemplativa em pequenos apartamentos ou em casas comuns nas cidades.

Um de seus membros foi Jacques Maritain, filósofo e pensador católico, amigo de Paulo VI, que já avançado na idade e viúvo ingressou na Congregação em Toulouse onde professou os votos.

08 de setembro de 1933, René Voillaume com quatro irmãos realiza  sua cerimônia de noviciado  na Basílica de Montmartre, Sagrado Coração de Jesus-Paris. Foi a primeira vez que foi filmada nessa igreja uma cerimônia religiosa.

René Bazin, nascido em Angers em 26 de Dezembro de 1853 e morreu em Paris em 20 de Julho de 1932. Foi  um escritor francês, foi professor, advogado, romancista, jornalista, historiador, ensaísta e autor de livros de viagem. Depois de uma licenciatura em Direito em Paris, René Bazin teve aulas na Universidade Católica Angers e recebeu um doutorado em Direito (1877). Em 1882 ocupou a cátedra de direito penal. Em 1876 casou-se com Aline Bricard. O casal teve dois filhos, o romancista e tradutor Louis-René Bazin  e seis filhas. Ao longo de sua vida, é levado pelos valores que representam a Monarquia e a Igreja continua a defender. Em 1915 ele foi eleito presidente da Corporação de Publicitários cristãos, que também é chamado de União dos jornalistas franceses, e em 1917 fundou o Gabinete de Imprensa Católica.

Obra Literária

René Bazin se tornou o segundo editor do jornal The Star Stephanette e começou a escrever seu primeiro romance, publicado em 1883, serializada pela União, jornal local. Este romance, bem como o seguinte (Minha tia Giron, 1885) parece, em um volume em 1884, a editora Retaux-Bray, em Paris. A partir de 1885, o sucesso de seu romance Giron Minha tia abriu as portas da cena literária parisiense. Ele conheceu Leon Lavedan, diretor do Correspondente (e pai de Henri Lavedan ) e PATINOT Georges, Director de Hansard, que concorda em publicar, serializado romance A mancha de tinta.

Em novembro de 1887, reuniu Ludovic Halévy , membro da Academia Francesa, que direciona-lo para Calmann-Levy, famoso editor cujo distribuição permite Rene Bazin de ampliar sua audiência. Calmann compra os direitos do romance Minha tia Giron e publicado em maio de 1888, em um único volume, uma mancha de tinta, romance que, através da influência de Ludovic Halévy, é coroada pela Academia Francesa.

Muitas vezes vencedor da Academia Francesa, ele publicou livros de viagem e colabora na Revue des Deux Mondes e vários outros jornais. Depois de 1870, é um dos escritores de ” Revenge “com Les Oberle e O Guia do Imperador. Ele foi eleito membro da Academia Francesa em 1903, após o sucesso de Oberle (1901). Ele também é membro da Academia Stanislas .

Ele descreve, na maioria das vezes, a luta do catolicismo e os valores tradicionais contra a cidade, o progresso, o ateísmo, o contágio revolucionário, seguindo assim o movimento agrário. Hoje, alguns aspectos da ecologia não estão muito longe da visão de René Bazin. Com Paul Bourget , Henry Bordeaux e Maurice Barres , ele é um dos “4 B”, levando os autores círculos tradicionalistas da época.

René Bazin escreveu o livro: “Charles de Foucauld, explorador no Marrocos, eremita no deserto do Saara” (1921). A vida escondida de Foucauld não podia ficar escondida por muito tempo, e uma biografia escrita por René Bazin em 1921 inspirou alguns jovens a segui-lo. A primeira Fraternidade dos Irmãozinhos de Jesus foi instalada em 1933 na borda do Saara, mas não foi até depois da Segunda Guerra Mundial que os números começaram a florescer. Em toda parte do mundo tem seguidores da espiritualidade foucauldiana.

Carlo Carretto nasceu em Alexandria, 02 de abril de 1910, em uma família camponesa. Militante da Ação Católica, professor e, em 1940, o diretor da escola, logo foi demitido por causa de sua oposição ao regime fascista. Em 1946 ele se tornou presidente do GIAC (Juventude Italiana de Ação Católica).

Em 1953, em contraste com os setores católicos que planejaram uma aliança com o direito italiano, ele renunciou ao cargo. É nesse período de pesquisa trabalhosa e dolorosa que chegou a decisão de entrar na Fraternidade dos Irmãozinhos de Jesus, família Charles de Foucauld.

A 08 de dezembro de 1954 ele partiu para o noviciado na Argélia, onde, durante dez anos, ele levou uma vida de eremita no Saara. Esta foi uma profunda experiência de vida interior e de oração, de silêncio e de trabalho, que irá equipar toda a sua vida e ação de volta. Em 1965, de volta à Itália se estabeleceu em Spello (Perugia), onde, pouco antes, em um antigo convento desabitado surgiu uma comunidade de Pequenos Irmãos. Em breve, a fama de que o irmão Charles possuía, ele começou a atrair muitas pessoas, crentes ou não, que ainda estavam em conversão. Desde então, a comunidade tornou-se espaço de recepção, oração e reflexão.

Depois de vários anos de doença, faleceu na noite de 4 de outubro de 1988, a festa de São Francisco de Assis, do qual, alguns anos antes, tinha colocado uma biografia apaixonada, o irmão Charles foi para os braços de Deus.

Carlo Carretto (1910-1988) foi um membro dos Pequenos Irmãos de Jesus, uma ordem inspirado pela espiritualidade de Charles de Foucauld. Ele nasceu no norte da Itália e queria se tornar um professor. Mas seus planos foram abalados pela ascensão do fascismo em seu país, e ele se juntou a Ação Católica, um movimento que teve como objetivo mobilizar os leigos na promoção da mensagem religiosa e social da Igreja.

Carreto passou 20 anos trabalhando com esta organização e, em seguida, em 1954, decidiu tornar-se um membro dos Pequenos Irmãos de Jesus, uma comunidade de contemplativos do deserto. Ele levou uma vida contemplativa e serviu os outros em espírito de Charles de Foucauld e Francisco de Assis. Ele viveu no deserto do Saara da Argélia por 10 anos e 20 anos mais tarde escreveu Cartas do deserto. Tornou-se muito popular, especialmente com aqueles que ansiavam por um novo tipo de vida contemplativa no mundo. Ele passou a publicar uma dúzia de outros livros.

Robert Ellsberg serve como editor deste volume na Modern Masters Series Espiritual. Ele selecionou passagens dos escritos de Carretto que demonstram sua vida e obra e interesses. Há capítulos em The Wisdom of the Desert, Deus é Amor, A Igreja dos pecadores, irmão de todos, Oração, e últimas coisas. Estávamos muito impressionados com seus pensamentos em levar os outros em oração, a importância da contemplação nas ruas, o Deus interior, e as muitas manifestações da ressurreição do mundo. Em sua introdução ao paperback, Ellsberg afirma:

“Carlo Carretto representou um asceta, mas espiritualidade disponível para leigos, mesmo no meio de obrigações urgentes, mesmo em meio ao ruído do barulho da cidade, mesmo no meio da pobreza e do sofrimento cheio de alegria. Ele mostrou que uma vida de oração necessidade não – na verdade, não deve – nos aliviar de uma paixão pela justiça social e um espírito de solidariedade para com o menor dos nossos irmãos e irmãs Ao mesmo tempo, ele lembrou ativistas sociais que, no meio de suas boas obras devem preservar um lugar de quietude, um lugar onde eles podem ouvir a palavra de Deus e encontrar a renovação”.

Arturo Paoli

O Papa Francisco recebeu em  18 de janeiro de 2014, na Casa Santa Marta, no Vaticano, em um longo encontro privado, o idoso missionário dos Pequenos Irmãos de Jesus, Arturo Paoli, muito conhecido pelo seu compromisso religioso e social em prol dos pobres; além da Itália, ele passou mais de 45 anos na América Latina.

Arturo Paoli, que completou 101 anos de idade, atualmente vive em uma pequena casa dedicada a “Charles de Foucauld”, perto de Lucca, sua cidade natal. Algumas semanas atrás, Paoli manifestara o seu desejo de se encontrar com o Papa Francisco, o que aconteceu na tarde de sábado em um encontro “pessoal, amplo e tranquilo”, que durou 40 minutos.

Paoli viveu 14 anos na Argentina, de 1960 até 1974. Ali, conheceu o Padre Jorge Bergoglio, então Provincial dos Jesuítas. Deixou depois a Argentina, sob o regime peronista, e se transferiu para a Venezuela onde ficou até 1985; veio para o Brasil até retornar à Itália em 2005.

Arturo Paoli (1912-2015) foi um padre e missionário italiano pertencente à Congregação dos Pequenos Irmãos de Jesus.

Nasceu no dia 30 de novembro de 1912, em San Martino in Vignale, uma divisão de Lucca, vivendo sua infância e sua adolescência em Lucca. Em seguida, começou a faculdade de Letras, em Pisa e graduou pela Universidade Católica de Milão, em 1936.

Ele ganhou, entretanto, a vocação ao sacerdócio, ingressando em 1937, já um adulto, no seminário de sua diocese. Foi ordenado sacerdote em junho de 1940.

Seu ministério sacerdotal não se limita apenas à esfera religiosa, nos anos da Segunda Guerra Mundial, no qual é destacado a participar na Resistência Italiana, a partir de1943 em diante, em apoio aos judeus contra a perseguição nazista, passa a ser perseguido.

Depois da guerra, desempenha o seu ministério em Lucca, até que, em 1949, é nomeado vice-assistente jovem da Ação Católica na sede nacional em Roma. O arcebispo Giovanni Battista Montini (mais tarde Papa com o nome de Paulo VI), diz: percebemos a grandes qualidades intelectuais de Arturo Paoli, mas o seu serviço na Itália depara-se com os métodos e da ideologia do então presidente nacional Louis Jeddah, o braço direito de tentativas de “normalização” de uma associação, dissolvido durante os anos dofascismo, expressando uma animada atividade de carácter político.

No início de 1954, recebeu a ordem de deixar Roma para embarcar como capelão no navio argentino “Corrientes”, destinado ao transporte dos emigrantes para aquele país.

Torna-se Um Pequeno Irmão de Jesus

Arturo faria apenas duas viagens naquele navio, onde encontrou Jean Saphores, um Pequeno Irmão de Jesus, que residia em Lima. Arturo acompanhou a morte de Jean, e decidiu ingressar na congregação religiosa inspirada em Charles de Foucauld e fundada por René Voillaume. Durante o período de noviciado, viveu em El Abiodh, Argélia. Naquele período encontrou o seu velho amigo Carlo Carretto, também passou pela liderança da vida religiosa no deserto do Saara.

Após a profissão religiosa, viveu em Oran, onde, nos anos de luta pela libertação da Argélia, desempenhou as funções de responsável de armazém em um depósito do porto, de acordo com o estilo de vida da fraternidade.

Em 1957, foi encarregado de fundar uma nova Fraternidade da Congregação em Bindua, zona de mineração de carvão da Sardenha, onde trabalhou manualmente. Mas o seu retorno à Itália não foi bem visto pelas autoridades vaticanas, que temiam uma radicalização da sua crítica entre poder civil e eclesiástico.

Magdeleine Hutin (nasceu no dia de 26 de Abril de 1898 em Paris – faleceu no dia 6 de Novembro de 1989  em Roma). Irmã Magdeleine de Jesus, é uma freira católica, fundadora de uma congregação religiosa, as Irmãzinhas de Jesus.

Magdeleine Hutin descobre a vida de Charles de Foucauld em 1921, graças ao livro de René Bazin. Ela decidiu continuar o trabalho de Charles de Foucauld. Ela vai para casa das Irmãs Brancas de Argel, e fundou uma nova congregação religiosa fundada sobre a espiritualidade de Charles de Foucauld, as Irmãzinhas de Jesus, fixando-se emTouggourt. Magdeleine Hutin, em seguida, tomou o nome religioso de Irmãzinha Madalena de Jesus. Em 1949, já existem mais de cem freiras seguidoras da sua congregação.  Muitas irmãs se juntaram a ela, e ela em seguida, fundou um acampamento entre os pigmeus, no oeste do Congo Belga. Em 1952, ela estabeleceu nas Américas pequenas comunidades nas favelas do Rio de Janeiro, nas tribos amazônicas, etc. Em 1953, ela visitou a Indochina, a África do Sul e Chile, em busca de fundar comunidades. Em 1959, a congregação é composta de mais de 800 membros. Hoje as Irmãzinhas de Jesus são cerca de 1.350, divididas em pequenas fraternidades, querem viver no meio do Islã para um quarto deles enraizadas em Deus e totalmente imerso no mundo como ele é, e concretamente compartilhar a condição social de quem não tem muito lugar na sociedade sem buscar a eficiência, mas a fertilidade de uma amizade verdadeira, duradoura e profunda.

Por: Pe. Inácio José do Vale

Fontes:

 http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=fr&u=http://fr.wikipedia.org/wiki/Albert_Peyrigu%25C3%25A8re&prev=search

 http://pt.wikipedia.org/wiki/Pequenos_Irm%C3%A3os_de_Jesus









A FAMÍLIA ESPIRITUAL DE CHARLES DE FOUCAULD

Nenhum comentário :

Postar um comentário