06/09/2016

Papa associa-se a Congresso Mariológico Mariano Internacional 2016

Iniciativa começa hoje e decorre até 11 de setembro no Santuário


Fátima, Santarém, 06 set 2016 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima vai receber o Congresso Mariológico Mariano Internacional 2016, com o tema ‘Acontecimento Fátima cem anos depois. História, mensagem e atualidade’, entre hoje e 11 de setembro.


Numa mensagem divulgada pelo Santuário de Fátima, o Papa Francisco destaca “um evento de singular importância” para “promover o culto mariano na Igreja Católica”.


O Papa argentino manifesta ainda a sua esperança para que estes dias de oração, meditação e reflexão” permitam aos estudiosos aqui presentes e a todos os participantes trazer uma “nova” luz sobre a “inspiração” que a figura de Maria pode trazer ao mundo, nas atuais “circunstâncias do nosso tempo”.


Este congresso, que reunirá diversos especialistas do culto a Nossa Senhora, vai ser presidido pelo cardeal português D. José Saraiva Martins, prefeito emérito da Congregação para as Causas dos Santos e enviado especial do Papa a Fátima, para acompanhar o evento.


Dirigindo-se a D. José Saraiva Martins, Francisco faz votos para que este consiga, em nome da Santa Sé, “falar sobre a Mãe de Jesus” a todos os participantes e “exortar todos a renovarem a vida espiritual” de acordo com “as necessidades espirituais deste tempo”.


O Papa deixa ainda uma saudação especial ao bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto e a todos os membros do clero, das comunidades cristãs e também das autoridades civis que acorrerem ao santuário para o congresso.


“Confiamos todos à nossa oração e convidamos todos a que se empenhem em guardar mais diligentemente o preceito da caridade na vida de cada dia, seguindo fielmente o claro exemplo da Mãe da Igreja”, conclui Francisco.


O 24.º Congresso Mariológico Mariano Internacional é promovido pela Pontifícia Academia Mariana em colaboração com o Santuário de Fátima e com as sociedades mariológicas de diversos países.


A Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima acolhe a sessão de abertura marcada para as 16h00 e mais informações podem ser consultadas no sítio online pami.fatima.pt.


O objetivo do Congresso, no qual participam especialistas da mariologia e estudiosos provenientes de diferentes partes do mundo, é eminentemente científico e está inserido no programa de celebrações do Centenário das Aparições na Cova da Iria.


Durante o evento, explica o gabinete de comunicação do Santuário, “vão ser apresentados e discutidos os resultados de um estudo rigoroso, crítico e atualizado da documentação inerente à história do evento ocorrido em Fátima”.


Os participantes vão procurar definir linhas de investigação “para o estudo e aprofundamento da mensagem de Fátima que, pelos seus densos conteúdos, representa uma ‘profecia’ repleta de esperança para a Igreja, a humanidade e o mundo contemporâneo”, acrescenta a mesma fonte.


Este Congresso Mariológico Mariano é considerado o mais importante momento internacional de reflexão na área da mariologia, e no que toca ao acontecimento de Fátima.


JCP 



Papa associa-se a Congresso Mariológico Mariano Internacional 2016

Nenhum comentário :

Postar um comentário