15/09/2016

Prêmios Nobel e refugiados com o Papa em Assis

Padre José Tolentino Mendonça vai participar numa das conferências do encontro «Sede de paz – Religiões e culturas em diálogo»


Lisboa, 15 set 2016 (Ecclesia) – O Papa Francisco vai encontrar-se em Assis, na terça-feira, com seis vencedores do Prémio Nobel da Paz e um grupo de 25 refugiados, para além de vários líderes religiosos mundiais.


A presença do pontífice argentino culima a iniciativa ‘Sede de paz – Religiões e culturas em diálogo’, que evoca o 30.º aniversário do primeiro encontro inter-religioso na cidade italiana, terra natal de São Francisco de Assis, por iniciativa de João Paulo II.


O Vaticano adianta que são esperados mais de 450 representantes de Igrejas e confissões religiosas, bem como do mundo da cultura, provenientes de diversos países.


Seis personalidades distinguidas com o prémio Nobel da Paz vão assumir a função de relatores em mesas-redondas previstas para os dias 19 e 20, antes da cerimónia plenária na qual participa o Papa.


Com Francisco vão estar a norte-irlandesa Mairead Maguire (Nobel da Paz em 1976); o presidente emérito da Polónia e líder do sindicato Solidariedade, Lech Walesa (1983); a ativista norte-americana para os Direitos Humanos e diretora da campanha sobre as minas anti-pessoal Jody Williams (1997); a líder da Primavera Árabe no Iémen, Tawakkul Karman (2011); Hassine Abassi e Amer Meherzi, integrados no quarteto tunisino distinguido em 2015.


A Rádio Vaticano informou que 25 refugiados foram convidados para participar no Encontro Internacional pela Paz em Assis: 10 hóspedes da Comunidade de Santo Egídio em Roma; 10 do Centro de Acolhimento de Requerentes de Asilo (Cara) de Castelnuovo di Porto; e cinco da Cáritas de Assis.


Os refugiados vão almoçar com o Papa, no refeitório do Sacro Convento dos Franciscanos; em seguida, uma refugiada oriunda de Alepo, na Síria, e refugiada na região da Toscana, subirá ao palco para tomar a palavra.


A lista de participantes no programa divulgado pela Comunidade de Santo Egídio inclui o padre e poeta português José Tolentino Mendonça, vice-reitor da Universidade Católica Portuguesa, no painel ‘Religião e pobres’, esta segunda-feira.


O evento é promovido pela Comunidade de Santo Egídio, em colaboração com as Famílias Franciscanas e a Diocese de Assis.


O encontro conta, entre outros, com a participação do patriarca de Constantinopla (Igreja Ortodoxa), Bartolomeu I, do primaz anglicano, Justin Welby, e do filósofo Zygmunt Bauman


Francisco vai encontrar-se também com o patriarca siro-ortodoxo de Antioquia, Efrém II, um representante do Judaísmo, um do Islão e o chefe supremo do Budismo Tendai (Japão).


OC



Prêmios Nobel e refugiados com o Papa em Assis

Nenhum comentário :

Postar um comentário