20/09/2016

Secretário de Estado do Vaticano vem a Fátima na reta final da preparação para o centenário das aparições

D. Pietro Parolin vai presidir à peregrinação internacional do 13 de outubro


Fátima, 20 set 2016 (Ecclesia) – O secretário de Estado do Vaticano vai estar em Fátima para presidir à peregrinação internacional aniversária do 13 de outubro, na reta final da preparação para a celebração do centenário das aparições, em 2017.


“Imagino que devem ter pensado que, por ocasião do 99º aniversário das aparições, ter a presença do colaborador direto do Papa Francisco poderá ser uma boa preparação para o centenário que será no próximo ano”, salienta D. Pietro Parolin, em entrevista divulgada hoje pela sala de imprensa do Santuário de Fátima.


Esta será a primeira vez que o atual chefe da diplomacia do Vaticano estará na Cova da Iria e o cardeal italiano mostra-se “contente e agradecido pelo convite, sublinhando que essa visita terá muito mais do que um cariz institucional.


“Estou a preparar-me refletindo sobre o significado de Fátima e sobretudo deixando-me envolver, porque não serei só uma presença institucional mas sobretudo um filho que visita a sua Mãe”, realça D. Pietro Parolin.


A peregrinação internacional de outubro assinala a sexta aparição de Nossa Senhora na Cova da Iria e este ano tem como tema “Quem perder a sua vida… salvá-la-á”.


O convite para a vinda do secretário de Estado da Santa Sé a Fátima foi feito há cerca de um ano, durante a última visita ‘ad limina’ dos bispos portugueses a Roma.


“Tínhamos feito o convite e ele ter-se-á aconselhado com o Papa, que lhe terá dito: ‘vais abrir o caminho, vai como precursor’”, adiantou na altura D. António Marto, o bispo de Leiria-Fátima, em declarações à Agência ECCLESIA.


Na mesma ocasião, o bispo português revelou alguns pormenores da conversa mantida com o número dois da hierarquia católica e representante do Papa Francisco.


“Ele disse-me: ‘vou de certo modo egoisticamente, porque é a primeira vez que vou a Fátima. Nunca lá estive e tenho desejo profundo de conhecer’”, referiu D. António Marto.


D. Pietro Parolin acrescenta agora que esta será também uma ocasião para “buscar força e empenho para o serviço à Igreja Católica e ao Papa”.


A peregrinação internacional do 13 de maio de 2017 deverá contar com a presença do Papa Francisco, que já manifestou a sua intenção de presidir à celebração do centenário das aparições.


Na última quinta-feira (dia 18 de setembro) D. Pietro Parolin sulinhou publicamente o desejo de ver o Papa argentino nas celebrações deste evento, durante uma Missa com núncios apostólicos de todo o mundo, incluída no Jubileu da Misericórdia.


“Também nas aparições da Virgem Maria aos três pastorinhos em Fátima, cujo centenário será celebrado em 2017 – no qual esperamos vivamente poder contar com a presença do Papa Francisco – há este vínculo estreito entre Maria, o Papa e o sofrimento”, sustentou então o chefe da diplomacia da Santa Sé.


JCP/OC



Secretário de Estado do Vaticano vem a Fátima na reta final da preparação para o centenário das aparições

Nenhum comentário :

Postar um comentário