13/09/2016

TIRA-DÚVIDAS DE PORTUGUÊS (EM ORDEM ALFABÉTICA)

Prof. José Olímpio Araújo*


Resultado de imagem para josé olímpio araujo amlef

Amigos e amigas interessados, como eu, no estudo e uso da língua portuguesa. Há três obras, nas quais trabalho há mais de dez anos, que pretendo deixar como modesta mas responsável contribuição para os estudantes e estudiosos. Segue a indicação de uma delas (em pareceria com o professor M. Murilo de Araújo). Evidentemente, o referido trabalho não está fechado – cada vez que o olho sinto a necessidade de aperfeiçoá-lo, e, consequentemente, de alterá-lo. Outrossim, não me move a vã vaidade de aparecer, e jamais me considerarei o “pai da matéria”… Em outras palavras, trabalho absolutamente escancarado a parcerias…



PRÁTICO, COMPLETO E OBJETIVO


NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO


PARA CONCURSOS E VESTIBULARES


EXERCÍCIOS COM RESPOSTAS


*J. Olímpio Araújo

M. Murilo Araújo



APRESENTAÇÃO



FÁCIL, RÁPIDO E EFICIENTE…


Para você atualizar-se, ou tirar dúvidas com eficácia e rapidez em Língua Portuguesa, estruturamos este livro com os seguintes parâmetros:


• Assuntos organizados em ordem alfabética.

• Programa abrangente, a nível médio, distribuídos em verbetes concisos e objetivos.

• Linguagem clara, simples, direta.

• Exercícios para reforçar a aprendizagem, postos logo após cada verbete (em alguns casos, após grupos de verbetes).

• Quadro de Respostas ao final do livro.

• Conteúdos articulados, com a indicação de outro(s) verbete(s), nos quais o consulente pode aprofundar o conhecimento do assunto abordado, ou citado,


E não podíamos esquecer um aspecto que consideramos fundamental no estudo e prática da comunicação verbal: o conteúdo semântico ― os sentidos das palavras e as relações expressas dentro e entre as frases. Conteúdo muito explorado no ENEM e nos concursos públicos. O leitor o  encontrará ao longo das orientações e nos exercícios desta obra.

Portanto, seguindo a ordem alfabética dos verbetes, o consulente encontra com facilidade a orientação que deseja sobre acentuação gráfica, ortografia, ortoepia, emprego do hífen, crase, pontuação, classes gramaticais, análise sintática, estrutura e formação das palavras, femininos, plurais, conjugação verbal, concordância, regência, homônimos e parônimos, etc. E, sempre que houver dúvida sobre assuntos mencionados no verbete, basta seguir mais uma vez a ordem alfabética, e por certo os encontrará…

Tivemos muitos outros cuidados. Por exemplo: diversificar os grifos conforme a finalidade; não cansar o consulente com explicações desnecessárias; evitar termos e repetições que confundam nos exemplos (geralmente curtos e objetivos). Etc, etc. Evidentemente o leitor atento perceberá estes e outros detalhes…

Enfim, aceitem nosso preito de gratidão todos aqueles que nos incentivam, seja por utilizarem e indicarem nossos livros, seja por nos apontarem enriquecedoras críticas e sugestões, decisivas no nosso trabalho. E, no caso específico, ajudou-nos (assim esperamos) a construir um manual abrangente, objetivo, prático, didático… Um instrumento de facilitação aos que necessitam, com rapidez e objetividade, atualizar-se no estudo e uso da língua de Rachel de Queiroz.


Os autores


TIRA-DÚVIDAS DE PORTUGUÊS (EM ORDEM ALFABÉTICA)

Nenhum comentário :

Postar um comentário