04/10/2016

Papa chegou de surpresa a Amatrice para encontrar-se com as vítimas do sismo (áudio)

Visita ao centro da Itália prossegue em Accumoli e Arquata del Tronto


Amatrice, Itália, 04 out 2016 (Ecclesia) – O Papa Francisco visitou hoje a localidade de Amatrice, uma das zonas afetadas pelo sismo no centro de Itália, a 24 de agosto, para encontrar-se com as vítimas e as suas famílias.


A visista surpresa começou junto das crianças na escola provisória construída pela Proteção Civil Italiana.


Acompanhado pelo bispo de Rieti, D. Domenico Pompili, o Papa passou ainda pela chamada ‘zona vermelha’ de Amatrice, onde os danos, ainda visíveis, foram mais significativos.


“Pensei bem, nos primeiros dias destas tantas dores, que a minha visita talvez fosse mais um peso do que uma ajuda, uma saudação, e não queria incomodar-vos; por isso, deixei passar um pouquinho de tempo para que ficassem prontas algumas coisas, como a escola”, explicou Francisco.


O Papa referiu que “desde o primeiro momento” sentiu o desejo de visitar estes locais, para oferecer às pessoas “proximidade e oração”.


“Simplesmente para dizer-vos que estou convosco, que estou ao vosso lado, nada mais, e que rezo, rezo por vós”, acrescentou.


Depois de rezar por todos os que vivem este “momento de tristeza, de dor e de prova”, convidando os presentes a recitar em conjunto uma Avé-Maria.


“Vamos em frente, há sempre um futuro. Há tantos entes queridos vos deixaram, que caíram aqui, sob os escombros. Rezemos a Nossa Senhora por eles”, declarou.


Francisco desafiou os sobreviventes a “olhar sempre em frente”, com “coragem” e todos unidos.


“Caminha-se sempre melhor juntos, sozinhos não se consegue. Em frente, obrigado!”, concluiu.


O Papa cumprimentou crianças, professores e vários sobreviventes, alguns a chorar, antes de rezar em privado e em silêncio junto dos edifícios em ruínas.


Francisco chegou a Amatrice às 09h10 (menos uma hora em Lisboa), num carro utilitário, com vidros escuros, e quis ainda visitar as localidades de Arquata del Tronto e Accumoli, adianta a Rádio Vaticano.


Francisco estive também em Rieti para visitar uma residência para doentes crónicos, cumprimento os cerca de 60 utentes, a maior parte dos quais idosos que ficaram sem casa por causa do terramoto, almoçando com eles.


No voo de regresso a Roma, desde o Azerbaijão, o pontífice argentino disse este domingo que faria esta visita de forma “privada, a sós, como sacerdote, como bispo, como Papa”, para estar com as pessoas.


Um grupo de vítimas esteve em setembro na audiência pública semanal, na Praça de São Pedro, para encontrar-se com o Papa.


Na madrugada do dia 24 de agosto, um terramoto de magnitude 6,2 na escala de Richter atingiu várias zonas do centro de Itália, tendo provocado 290 mortos e elevados danos materiais, em particular nas localidades de Amatrice, Accumoli e Pescara del Tronto, tendo sido registadas mais de 300 réplicas.


No dia 28 de agosto, Papa anunciou no Vaticano a sua intenção de visitar as populações atingidas pelo sismo e agradeceu a onda de solidariedade que se criou após o desastre natural.


Logo após o terramoto, Francisco decidiu enviar uma equipa de bombeiros e outra da Gendarmaria do Vaticano para a localidade de Amatrice.


PR/OC



Papa chegou de surpresa a Amatrice para encontrar-se com as vítimas do sismo (áudio)

Nenhum comentário :

Postar um comentário