05/10/2016

Papa recorda «mártires» cristãos e apela ao diálogo ecumênico

Francisco passou em revista recente viagem à Geórgia e Azerbaijão, em encontro com peregrinos na Praça de São Pedro


Cidade do Vaticano, 05 out 2016 (Ecclesia) – O Papa Francisco recordou hoje no Vaticano a viagem que realizou entre sexta-feira e domingo à Geórgia e Azerbaijão, sublinhando a dimensão ecumênica e inter-religiosa da visita, em que homenageou os “mártires” cristãos.


“A unidade [dos cristãos] é corroborada pelo sangue de tantos mártires das diversas confissões cristãs. Entre as comunidades mais provadas está a assírio-caldeia, com a qual vivi em Tbilisi um intenso momento de oração pela paz na Síria, Iraque e em todo o Médio Oriente”, disse, na audiência pública semanal.


Perante milhares de pessoas reunidas na Praça de São Pedro, Francisco explicou que a 16ª viagem internacional do pontificado completou o ciclo iniciado em junho, na Arménia, dedicado ao Cáucaso.


O Papa realçou que visitou países que vivem “uma nova fase histórica”, com dificuldades sociais a que a Igreja Católica deve procurar responder “no signo da caridade e da promoção humana, em comunhão com as outras Igrejas cristãs e em diálogo com as várias comunidades religiosas”.


Francisco falou em particular dos encontros com o patriarca ortodoxo da Geórgia, Elias II, e do diálogo entre esta comunidade e a Igreja Católica.


“A verdadeira missão não é proselitismo, mas atração a Cristo a partir da forte união com Ele na oração, na adoração e na caridade concreta, como o fazem os religiosos e religiosas que encontrei em Tblisi, na Geórgia, e em Bacu, no Azerbaijão”, precisou.


Em relação ao Azerbaijão, país de maioria muçulmana onde os católicos são poucas centenas, o Papa referiu-se a dois encontros, a Missa na única paróquia azeri e o encontro inter-religioso na Grande Mesquita.


“Dirigindo-me às autoridades azeris, fiz votos de que as questões abertas possam encontrar boas soluções e todas as populações do Cáucaso vivam na paz e no respeito recíproco”, concluiu.


Antes de conceder a bênção final aos participantes da audiência, Francisco saudou os diversos grupos presentes, entre os quais ex-prisioneiros do campo de concentração nazi de Auschwitz.


O Papa agradeceu as orações dos peregrinos de língua portuguesa, vindos de Angola, Brasil e Portugal.


“Peçamos ao Espírito Santo, artífice da unidade da Igreja e entre os homens, que nos ajude a buscar sempre o diálogo com as pessoas de boa vontade, para que possamos construir um mundo de paz e solidariedade”, apelou.


OC



Papa recorda «mártires» cristãos e apela ao diálogo ecumênico

Nenhum comentário :

Postar um comentário