09/10/2016

Papa vai criar 17 novos cardeais a 19 de novembro

Lista divulgada por Francisco tem 13 novos eleitores, de 11 países, incluindo o Bangladesh, a Maurícia ou a Papua Nova-Guiné


Cidade do Vaticano, 09 out 2016 (Ecclesia) – O Papa anunciou hoje no Vaticano que vai presidir, a 19 de novembro, ao terceiro consistório do seu pontificado, para a criação de 17 cardeais – incluindo 13 eleitores (com menos de 80 anos), vindos de 11 países.


Francisco falava no final do Jubileu Mariano do Ano Santo da Misericórdia (dezembro de 2015-novembro de 2016), perante milhares de pessoas, na Praça de São Pedro.


A lista inclui nomes de países que ainda não se encontravam representados no Colégio Cardinalício, como o Bangladesh, a Maurícia ou a Papua Nova-Guiné, além de três norte-americanos e um brasileiro; entre os novos eleitores não há qualquer italiano.


“A sua proveniência de 11 nações exprime a universalidade da Igreja que anuncia e testemunha a Boa Nova da Misericórdia de Deus em todos os cantos da terra”, explicou.


Entre os cardeais com mais de 80 anos está o padre Ernest Simoni – que fez Francisco chorar ao abraçá-lo, na Albânia, evocando a perseguição do regime comunista – que “deu um claro testemunho cristão”.


Os novos cardeais eleitores são: D. Mario Zenari (Itália), núncio apostólico [representante diplomático da Santa Sé] na Síria; D. Dieudonné Nzapalainga (República Centro-Africana), arcebispo de Bangui; D. Carlos Osoro Sierra (Espanha), arcebispo de Madrid; D. Sérgio da Rocha (Brasil), arcebispo de Brasília; D. Blase J. Cupich (EUA), arcebispo de Chicago; D. Patrick D’Rozario, arcebispo de Daca (Bangladesh); D. Baltazar Enrique Porras Cardozo (Venezuela), arcebispo de Mérida; D. Jozef De Kesel (Bélgica), arcebispo de Bruxelas; D. Maurice Piat (Maurícia), arcebispo de Port-Louis; D. Kevin Joseph Farrell (EUA), prefeito do Dicastério para os Leigos, Vida e Família (Santa Sé); D. Carlos Aguiar Retes (México), arcebispo de Tlalnepantla; D. John Ribat, arcebispo de Port Moresby (Papua Nova-Guiné); D. Joseph William Tobin (EUA), arcebispo de Indianápolis.


Francisco quis ainda nomear dois arcebispos e um bispo emérito, com mais de 80 anos, que se distinguiram no seu serviço pastoral”: D. Anthony Soter Fernandez (Malásia), arcebispo emérito de Kuala Lumpur; D. Renato Corti, arcebispo emérito de Novara (Itália); D. Sebastian Koto Khoarai, bispo emérito de Mohale’s Hoek (Lesotho).


O Papa, os novos cardeais e todo o Colégio Cardinalício vão concelebrar a Missa de 20 de novembro, na solenidade litúrgica de Cristo-Rei, que marca o final do Jubileu da Misericórdia.


Este é o terceiro consistório do pontificado de Francisco, após a criação de 19 cardeais, entre os quais 16 eleitores, a 22 de fevereiro de 2014, e de 20 cardeais (15 eleitores) a 14 de fevereiro de 2015, incluindo D. Manuel Clemente, cardeal-patriarca de Lisboa.


Segundo o Código de Direito Canónico, os cardeais “constituem um colégio peculiar, ao qual compete providenciar à eleição do Romano Pontífice [Papa]”, embora as funções dos membros do colégio cardinalício vão para além desta eleição.


Qualquer cardeal é, acima de tudo, um conselheiro específico que pode ser consultado em determinados assuntos quando o Papa o desejar, pessoal ou colegialmente.


OC



Papa vai criar 17 novos cardeais a 19 de novembro

Nenhum comentário :

Postar um comentário