09/10/2016

Papa convida católicos a aprender com estrangeiros e fiéis de outras religiões

Milhares de pessoas participaram na Missa conclusiva do Jubileu Mariano


Cidade do Vaticano, 09 set 2016 (Ecclesia) – O Papa afirmou hoje no Vaticano que os católicos devem respeitar os estrangeiros e aprender com eles, recordando que Jesus, a Virgem Maria e São José também foram estrangeiros, ao viver no Egito.


“Quantos estrangeiros, incluindo pessoas doutras religiões, nos dão exemplo de valores que nós, às vezes, esquecemos ou negligenciamos! É verdade; quem vive a nosso lado, talvez desprezado e marginalizado por ser estrangeiro, pode ensinar-nos como trilhar o caminho que o Senhor quer”, disse, na homilia da Missa do Jubileu Mariano, no Ano Santo extraordinário, a que presidiu na Praça de São Pedro.


Perante milhares de pessoas reunidas para a celebração, incluindo uma delegação do Santuário de Fátima, Francisco recordou a “separação da sua terra” que foi vivida pela Virgem Maria.


“Por muito tempo, também Ela foi estrangeira no Egito, vivendo longe de parentes e amigos. Mas a sua fé soube vencer as dificuldades”, assinalou.


“Conservemos intimamente esta fé simples da Santíssima Mãe de Deus; peçamos-Lhe a graça de saber voltar sempre a Jesus e dizer-Lhe o nosso obrigado pelos inúmeros benefícios da sua misericórdia”, acrescentou.


A homilia sublinhou o valor da oração de agradecimento e de louvor, bem como a necessidade de um “coração humilde” para acolher os dons de Deus.


Francisco recordou que Maria, “uma jovem simples de Nazaré”, não vivia nos palácios do poder e da riqueza.


“Interroguemo-nos se estamos dispostos a receber os dons de Deus ou preferimos antes fechar-nos nas seguranças materiais, nas seguranças intelectuais, nas seguranças dos nossos projetos”, pediu aos presentes.


O Jubileu Mariano começou na sexta-feira e contou com uma vigília de oração, este sábado, presidida pelo Papa.


OC



Papa convida católicos a aprender com estrangeiros e fiéis de outras religiões

Nenhum comentário :

Postar um comentário