10/11/2016

Papa: proteger a esperança, não à religião do espetáculo

Na Missa de hoje, Santo Padre destacou que o Reino de Deus cresce com a esperança de cada dia


Da Redação, com Rádio Vaticano 


Papa Francisco em homilia na Casa Santa Marta / Foto: L'Osservatore Romano

Papa Francisco em homilia na Casa Santa Marta / Foto: L’Osservatore Romano



É preciso vencer a tentação de uma religião do espetáculo, que procura sempre revelações novas, como fogos de artifício, disse o Papa Francisco na Missa desta quinta-feira, 10, na Casa Santa Marta. O reino de Deus, destacou, cresce quando protegida a esperança na vida de cada dia.  


No Evangelho, Jesus responde aos fariseus que lhe perguntam com curiosidade: “Quando virá o reino de Deus?”. “Já veio – diz o Senhor – está no meio de vós!” é como uma pequena semente que é semeada e cresce sozinha, com o tempo. É Deus que a faz crescer mas sem chamar a atenção.


“O Reino de Deus não é uma religião do espetáculo, que sempre procura coisas novas, revelações, mensagens… Deus falou em Jesus Cristo: esta é a última Palavra de Deus. As outras são como fogos de artifício que te iluminam por um instante e depois, o que fica? Nada. Não há crescimento, não há luz, não há nada: um instante”.


Francisco considerou ainda que, muitas vezes, as pessoas são tentadas por esta religião do espetáculo, tentados em procurar coisas estranhas à revelação, à mansidão do Reino de Deus, mas isto não é esperança: é a vontade de possuir algo em mãos. “A nossa salvação se dá na esperança, a esperança que tem o homem que semeia o grão ou a mulher que prepara o pão, misturando fermento e farinha: a esperança que ela cresça. Ao contrário, esta luminosidade artificial se concentra em um momento e depois acaba, como os fogos de artifício. Não são suficientes para iluminar uma casa; é um espetáculo”.


Proteger o Reino


Enquanto se espera que chegue a plenitude do reino de Deus, é preciso cuidar com paciência, advertiu o Santo Padre, do trabalho, dos sofrimentos, cuidar como o homem que plantou a semente e protege a planta para que não seja afetada por uma erva daninha. 


“Cuidar da esperança. E aqui está a pergunta que eu faço a vocês hoje: se o Reino de Deus está no meio de nós, se todos nós temos esta semente dentro, temos o Espírito Santo ali, como eu cuido dele? Como discirno, como posso discernir a planta boa do grão da intriga? O Reino de Deus cresce e nós o que devemos fazer? Cuidar. Crescer na esperança, cuidar da esperança. Porque na esperança fomos salvos. E este é o elo: a esperança é o elo da história da salvação. A esperança de encontrar o Senhor definitivamente”.


O Reino de Deus se fortalece justamente na esperança, disse o Papa, por isso ele convidou os fiéis a se perguntarem como anda a esperança dentro de si. “Interroguemo-nos sobre a nossa esperança nesta semente que está crescendo em nós, e sobre como protegemos a nossa esperança. O Reino de Deus está no meio de nós, mas nós devemos com o repouso, com o trabalho, com o discernimento proteger a esperança deste Reino de Deus que cresce, até o momento em que virá o Senhor e tudo será transformado. Num instante: tudo! O mundo, nós, tudo. E como diz Paulo aos cristãos de Tessalônica, naquele momento permaneceremos todos com Ele”.



Papa: proteger a esperança, não à religião do espetáculo

Nenhum comentário :

Postar um comentário