O silêncio é o pior inimigo. No Brasil, ainda é alto o percentual de mulheres agredidas em casa. Segundo dados divulgados pela Fundação Perseu Abramo, 56% das vítimas são agredidas pelos próprios maridos ou companheiros. Em 25 de novembro é celebrado o “Dia Mundial da Não Violência contra a Mulher” e, no dia seguinte, sábado, 26, em todo o país estão programadas caminhadas e palestras voltadas ao combate a violência doméstica. O movimento recebeu o nome de “Rompendo o Silêncio”.
Os eventos já estão confirmados nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais, Goiás, Amazonas, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Maranhão e Brasília.O movimento já ganhou inclusive um tema musical. Num grande coral, as mulheres vão cantar ao longo da caminhada estrofes como “Levante a cabeça, é hora de lutar. Dê um basta na violência, rompendo o silêncio. Pra que apanhar? Apanhar pra quê?” O Ceará não vai ficar de fora. O “Rompendo o Silêncio” acontece também no dia 26, por aqui. A concentração será na Avenida Tristão Gonçalves, número 613, a partir das 8h da manhã.
A caminhada segue pela Praça do Ferreira e volta pela Praça José de Alencar onde as mulheres ficam concentradas até às 11h40. Em seguida, acontece uma palestra sobre o tema da violência contra as mulheres na Catedral da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), até 13h.
A palestra será ministra pela delegada Rena Gomes, titular da Delegacia de Defesa da Mulher e pela farmacêutica Maria da Penha, líder do Movimento da Defesa dos Direitos da Mulher e inspiradora para a criação da Lei Maria da Penha.
Os números alarmantes que rondam a violência doméstica reforçam cada vez mais a necessidade de manter o alerta constante em toda sociedade.Apesar de ter crescido o número de denúncias (segundo a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, o disque-denúncia 180 registrou em 2010, 343.063 ligações) o trabalho de conscientização precisa continuar.
A organização é do grupo Sisterhood, da Igreja Universal do Reino de Deus, com apoio a Força Jovem, Associação das Mulheres Cristãs e da Escola do Amor.
Serviço
Passeata contra a violência doméstica
Data: 26 de novembro
Local: concentração na Av. Tristão Gonçalves, 613 – Centro
Horário: a partir das 8h
Contato: Reginaldo Gabriel (Força Jovem) - 85 8808 2303
Serviço
Passeata contra a violência doméstica
Data: 26 de novembro
Local: concentração na Av. Tristão Gonçalves, 613 – Centro
Horário: a partir das 8h
Contato: Reginaldo Gabriel (Força Jovem) - 85 8808 2303
Sugestão de pauta: Agência da Boa Notícia – (fone: 85 3224 5509)
Nenhum comentário :
Postar um comentário