31/12/2011

2011: Ano muito «intenso» para Bento XVI, diz porta-voz do Vaticano

Padre Lombardi destaca viagens internacionais, beatificação de João Paulo II e encontro inter-religioso pela paz em Assis


Lisboa, 31 dez 2011 (Ecclesia) – O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, afirmou que 2011 foi muito “intenso” e “positivo” para Bento XVI, destacando as viagens internacionais, a beatificação de João Paulo II e o encontro inter-religioso pela paz em Assis (Itália).
“Diria que, em relação a outros anos precedentes – mais perturbados por fenómenos de crises ou de tensão –, este ano foi muito belo, positivo, de grande mensagens que nos fazem olhar em frente", referiu o sacerdote italiano, em entrevista à Rádio Vaticano.
Bento XVI viajou à Croácia, Espanha (Jornada Mundial da Juventude de Madrid), Alemanha e Benim, momentos que o padre Lombardi classifica como “pontos de referência”.
O diretor da sala de imprensa da Santa Sé diz que a terceira viagem à Alemanha neste pontificado (22-25 de setembro) “destacou a preocupação do Papa de falar sobre Deus e fazer referência ao primado de Deus na sociedade, em vias de secularização, no contexto europeu e, em particular, no seu país”.
Quanto à passagem pela capital espanhola (18-21 de agosto), o porta-voz do Vaticano diz que “houve a grande experiência da vitalidade da fé, do seu futuro”, o “lado positivo da presença anunciadora e viva da Igreja no mundo de hoje”.
No Benim (18 a 20 de novembro), o Papa entregou a exortação apostólica que encerrou o Sínodo para a África, “um documento que é belíssimo, claro e simples”.
Para Federico Lombardi, Bento XVI “foi atingido pela alegria, pela vitalidade deste povo que o acolheu”.
A 27 de outubro, o Papa encontrou-se em Assis com representantes de religiões mundiais e do mundo académico, numa jornada pela paz que juntou também não-crentes.
“Isso foi um elemento muito importante, que fez sentir a comunhão que já existe entre aqueles que se referem a um Deus pessoal, mas fez sentir o mesmo também com relação àqueles que buscam – honestamente – a verdade”, indicou osacerdote jesuíta.
A celebração que levou a beatificação de João Paulo II (1920-2005), a 1 de maio, marcou os primeiros meses do ano, num momento “vivido espontaneamente por uma enorme quantidade de fiéis, que, depois, vieram também encontrá-lo – simbolicamente – visitando a sua sepultura em São Pedro [basílica do Vaticano]”.
Num ano em que Bento XVI visitou a maior prisão de Roma e se ligou à Estação Espacial Internacional, além de mais quatro viagens dentro da Itália (Aquileia-Veneza, diocese de São Marino-Montefeltro, Ancona e Calábria), o Papa publicou ainda o segundo volume da obra ‘Jesus de Nazaré’, que o padre Lombardi apresenta como um “testamento do seu amor por Cristo, do seu amor pessoal, da sua busca pessoal pelo rosto de Cristo”.
No final de 2011, a Agência ECCLESIA disponibiliza uma cronologia do ano da Igreja Católica emhttp://www.blogger.com/2011/
OC

Nenhum comentário :

Postar um comentário