06/03/2012

Projeto Vida e Esporte prepara um futuro show de bola para crianças e jovens


A Associação Estação da Luz lança na próxima sexta-feira (9), a nova etapa do Projeto Vida e Esporte, criado para promover o desenvolvimento socioesportivo de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social nos municípios de Fortaleza e Eusébio. O lançamento do projeto, agora incentivado pela Lei do Esporte e contando com parceria da Servis Segurança e da Coelce, será às 9h, no espaço de lazer da Servis, (CE 040, s/n) no Eusébio.
“O Projeto Vida e Esporte sempre teve proposta preventiva. Achamos que pelo esporte e pela frequência à escola, crianças e jovens ficam livres de riscos pessoais e sociais que correm se ficarem com o tempo ocioso na rua”, diz Suely Vieira, coordenadora da Estação da Luz.  Ela enfatiza que a família e a escola também são envolvidas. Além de estarem matriculadas e freqüentando as aulas, os alunos precisam se esforçar para obter boas notas.
Suely lembra que o esporte pode ser visto como lazer também como um caminho para a profissionalização. “No Brasil vemos hoje meninos e meninas interessados em futebol também como profissão”. Os atendidos, terão atividades físicas, esportivas e socioeducativas e participarão de campeonatos externos, viabilizando o intercâmbio, a socialização e o aumento da auto-estima.
Como está exposto no texto do projeto, foi a partir de um diagnóstico feito com a participação da comunidade que a Associação Estação da Luz, entidade sem fins lucrativos com sede no Eusébio, detectou carência de equipamentos governamentais eficazes que trabalhassem na linha da prevenção dos riscos pessoais e sociais de crianças e jovens, bem como de suas famílias. Foi iniciado, então, o projeto Teia da Vida com desenvolvimento de ações em três áreas: Educação, Esporte e Cultura, que vem se tornando referência como exemplo de responsabilidade social.
A partir daí, esboçou-se o Projeto Vida e Esporte que nesta nova fase beneficiará 480 crianças e adolescentes em áreas de risco de Fortaleza e Eusébio. Além desses, 30 adultos que fazem tratamento de dependência química também vão ser contemplados. Em Fortaleza, as áreas de abrangência são: Oficina do Senhor (Cidade 2000), Instituto Bom Pastor (Jacarecanga), Escola Lino Alegre (Barra do Ceará), e Elo da Vida (Hospital de Saúde Mental de Messejana). No Eusébio, os locais são a Escola Prof. Clodomir Teófilo Girão e Escolinha de Futebol Vida e Esporte.
Programação de lançamento da nova fase do Projeto Vida e Esporte:
  • Abertura – Informações sobre o Projeto;
  • Apresentação musical – Tocando a Vida;
  • Apresentação/fala dos representantes institucionais  da Estação da Luz, Coelce e Servis Segurança;
  • Entrega simbólica (pelos representantes institucionais) do fardamento e equipamentos do Projeto;
  • Palavra de incentivo do Sr. Dimas Filgueiras (Ceará) e de ex- alunos que já estão em times profissionais;
  • Entrada das crianças/adolescentes uniformizados para amistoso;
  • Execução do Hino Nacional;
  • Sessão de fotos da formação dos times;
  • Ponta Pé inicial do amistoso (Coelce e Estação da Luz).
Mais informações: Suely Vieira, Coordenadora da Estação da Luz – (fone: 85 3260 5140)
Fonte: Agência da Boa Notícia – (fone: 85 3224 5509)

Nenhum comentário :

Postar um comentário