15/03/2012

Vaticano: Via-Sacra no Coliseu com meditações de casal italiano

Danilo e Anna Maria Zanzucchi fundaram o movimento «Famílias Novas», ligado aos Focolares


Cidade do Vaticano, 15 mar 2012 (Ecclesia) – O Vaticano anunciou hoje que Bento XVI confiou ao casal italiano Danilo e Anna Maria Zanzucchi a redação das meditações da Via-Sacra de sexta-feira Santa deste ano, a 6 de abril, no Coliseu de Roma.
Segundo a sala de imprensa da Santa Sé, o esquema da celebração vai seguir as 14 estações “tradicionais”, que percorrem os momentos do julgamento e da morte de Jesus, com reflexões dedicadas ao tema da família.
Danilo e Anna Maria Zanzucchi são os fundadores do movimento ‘Famílias Novas’, um ramo do movimento dos Focolares, que surgiu em 1967 com o objetivo de “viver a espiritualidade da unidade e irradiar no mundo da família os valores que promovem a fraternidade universal”.
Bento XVI presidirá à cerimónia, transmitida por canais de televisão do mundo inteiro a partir de Roma, às 21h15 (hora local, menos uma em Lisboa).
Todos os anos, o Papa pede a um autor diferente a redação dos textos que servem de reflexão para cada uma das estações desta celebração, que é seguida por dezenas de milhares de peregrinos, com velas na mão.
Nos últimos anos, as meditações foram confiadas por Bento XVI ao cardeal Angelo Comastri (2006), arcipreste da Basílica de São Pedro; cardeal Gianfranco Ravasi (2007), presidente do Conselho Pontifício para a Cultura; cardeal Joseph Zen Ze-Kiun, arcebispo de Hong Kong, (2008); Thomas Menamparampil, arcebispo de Guwahati, Índia (2009); cardeal Camillo Ruini, antigo vigário do Papa para a diocese de Roma (2010); irmã Maria Rita Piccione, presidente da Federação das Monjas Agostinianas (2011).
Em 2002, as meditações foram escritas por 14 jornalistas acreditados junto da sala de imprensa da Santa Sé, incluindo a portuguesa Aura Miguel.
OC

Nenhum comentário :

Postar um comentário