10/06/2012

5ª Semana Social Brasileira - Tocantins


E-mailImprimirPDF
Untitled1Convocados por dom Philip Dickmans, bispo responsável pelo Sub-regional do Tocantins, reuniram-se, nos dias 8 e 9 de junho, no CTL dom Jaime Collins, em Miracema do Tocantins, representantes das pastorais sociais, conselhos de cidadanias e centros de defesa dos direitos humanos, juntamente com o Arcebispo de Palmas, dom Pedro Brito Guimarães e o Bispo de Tocantinópolis, dom Giovane Pereira de Melo.

Com assessoria do Pe. Nelito Dornelas, da Comissão episcopal para o serviço da caridade, justiça e paz e do Sr. Vitélio, da Caritas Nacional, estudaram o texto-base da 5ª Semana social brasileira, sobre o Estado para que e para quem, aprofundaram sobre a Doutrina Social da Igreja, seu histórico e fundamentos e conheceram o histórico da Caritas e suas diretrizes atuais.


Considerando que o Tocantins é o mais jovem Estado da federação, com apenas 22 anos, cuja criação se deu no dia 5 de outubro de 1989, os participantes do seminário apontaram os limites do Estado, não obstante o notável progresso na região, no que se refere aos aspectos de infraestrutura física. No entanto, na vida da população local, sobretudo dos pobres, observam-se pouquíssima melhora, considerando a opção do Estado pelo agronegócio e os grandes projetos.  Portanto, o debate da 5ª SSB foi considerado oportuno e deverá se multiplicar em todas as localidades, envolvendo os diversos seguimentos sociais.

Para encaminhar as atividades da 5ª SSB formou-se um grupo do Sub-regional com representantes das quatro dioceses presentes. “Temos que sair do assistencialismo para a promoção humana, cobrando do Estado as políticas públicas”, disse a Sra. Istelia participante do seminário.

Quanto à criação da Caritas, os participantes do seminário a consideraram fundamental e indispensável para dar direcionamento e um novo impulso à ação social das Igrejas. O assessor nacional da Cáritas, Sr. Vitélio orientou o grupo sobre a função e a organização da Caritas Brasileira e Internacional. “A Caritas é a prática do amor plantada por Deus no coração das pessoas. Sua missão é somar forças junto as pastorais para capacitar a atuação social da Igreja junto à sociedade em favor dos pobres”, afirmou o Arcebispo de Palmas, dom Pedro, que testemunhou sua experiência com a Caritas em São Raimundo Nonato-PI. Os devidos encaminhamentos foram dados com a criação de uma equipe de articulação no Sub regional.

Nenhum comentário :

Postar um comentário