28/06/2012

Caminho aberto pelo Concílio Vaticano II


Bento XVI recebeu delegação do patriarcado ortodoxo de Constantinopla

Cidade do Vaticano, 28 jun 2012 (Ecclesia) – Bento XVI recebeu hoje no Vaticano uma delegação do Patriarcado Ecuménico de Constantinopla (atual Istambul, Turquia), enviada pelo patriarca ortodoxo Bartolomeu I, e elogiou a “nova fase” das relações bilaterais aberta pelo Concílio Vaticano II (1962-1965).
“Queremos louvar o Senhor, acima de tudo, pela redescoberta da profunda fraternidade que nos liga e também pelo caminho percorrido nestes anos”, disse o Papa.
O concílio iniciado a 11 de outubro de 1962 contou com a participação de representantes do patriarcado ortodoxo, na qualidade de “delegados fraternos”.
Bento XVI recordou o 50.º aniversário do acontecimento e prestou homenagem à figura do patriarca ecuménico Atenágoras, falecido há 40 anos, que promoveu “iniciativas corajosas” com João XXIII e Paulo VI no plano das relações entre católicos e ortodoxos.
O Papa deixou ainda uma palavra de agradecimento ao atual patriarca Bartolomeu I pela sua “abertura ao diálogo entre os cristãos e pelo compromisso ao serviço do anúncio do Evangelho no mundo contemporâneo”.
O encontro anual com a delegação ortodoxa em Roma acontece na vigília da solenidade litúrgica de São Pedro e São Paulo, sendo retribuída com uma visita de representantes católicos à Turquia no dia 30 de novembro, festa de Santo André - um dos doze discípulos de Jesus e irmão de São Pedro -, patrono do Patriarcado de Constantinopla.
Bento XVI evocou a pregação e o martírio em Roma dos apóstolos Pedro e Paulo como “fundamento sólido e perene sobre o qual se edifica a Igreja”.
44 arcebispos de vários pontos do globo, incluindo sete brasileiros e um angolano, vão estar sexta-feira no Vaticano para receber das mãos do Papa o pálio, insígnia litúrgica de "honra e jurisdição" da Igreja Católica constituída por uma tira de lã branca com seis cruzes negras.
OC

Nenhum comentário :

Postar um comentário