12/06/2012

Centenário de dom Avelar Brandão Vilela


E-mailImprimirPDF
Dom_AvelarAmanhã, quarta-feira, 13 de junho, a arquidiocese de Salvador (BA) celebra o centenário de nascimento de dom Avelar Brandão Vilela, cardeal arcebispo de Salvador falecido em 1986. Uma missa, às 18h, na Catedral Basílica marca a data e reúne padres e religiosos que trabalharam junto com o arcebispo no pastoreio de Salvador. A celebração será presidida pelo atual arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, dom Murilo Krieger.
Dom Avelar Brandão Vilela foi responsável por importantes fatos na história da arquidiocese de Salvador. Foi durante o seu pastoreio, em 1980, que o Vaticano concedeu o título de Sé Primacial à arquidiocese de Salvador, e o título de Primaz a seu arcebispo. Também é resultado da sua gestão, a vinda para a Bahia e para o Brasil das Missionárias da Caridade, congregação de Madre Tereza de Calcutá.
A proclamação de Nossa Senhora da Conceição da Praia como padroeira principal do estado da Bahia foi uma conquista de dom Avelar. Ele inclusive fez a proclamação em nome do papa Paulo VI. Dom Avelar participou dos conclaves que elegeram os papas João Paulo I e João Paulo II e em 1980, recepcionou o João Paulo II, em Salvador.
A Rádio Excelsior da Bahia, instituição hoje com 70 anos de história foi adquirida pela Arquidiocese, em 1984, através da ação de dom Avelar. Ele não mediu esforços para que a emissora, que nasceu sob a liderança católica de frei Hildebrando pudesse continuar a serviço da Igreja local.

Natural de Viçosa das Alagoas, dom Avelar nasceu em 13 de junho de 1912 e foi ordenado padre em Sergipe em 1935, onde ficou por 11 anos. Em 1946 recebeu a nomeação de bispo de Petrolina (PE) e exerceu a função por 10 anos até ser transferido para a arquidiocese de Teresinha (PI), permanecendo lá por 15 anos. Exerceu o cargo de arcebispo de Salvador de 1971 a 1986, quando faleceu.

Nenhum comentário :

Postar um comentário