13/06/2012

Congresso Eucarístico Internacional


Bento XVI lembrou festa de Santo António

D.R. | Congresso Eucarístico Internacional, Irlanda
Cidade do Vaticano, 13 jun 2012 (Ecclesia) – Bento XVI dirigiu hoje no Vaticano uma saudação aos participantes no 50.º Congresso Eucarístico Internacional, a decorrer na Irlanda, que considerou uma “preciosa ocasião” para reafirmar a “centralidade da Eucaristia” na Igreja.
“Numerosos bispos, sacerdotes, pessoas consagradas e fiéis leigos vindos de diversos continentes tomam parte neste importante evento eclesial”, constatou o Papa, falando a milhares de peregrinos reunidos na sala Paulo VI para a audiência pública desta semana.
A cidade de Dublin acolhe desde domingo milhares de peregrinos de vários países, incluindo Portugal, para o 50.º Congresso Internacional, dedicado ao tema ‘A Eucaristia: Comunhão com Cristo e entre nós’.
O programa prevê a apresentação uma centena de mostras sobre a Igreja local, além de 150 ateliês e grupos de discussão.
O congresso, antecipado por um seminário teológico, conclui-se com uma missa presidida pelo cardeal Marc Ouellet, prefeito da Congregação dos Bispos e legado papal ao encontro, no próximo domingo, numa cerimónia durante a qual vai ser transmitida uma mensagem de Bento XVI, previamente gravada.
Esta manhã, o Papa convidou os católicos a unirem-se aos “cristãos da Irlanda e do mundo, rezando pelos trabalhos do Congresso, para que a Eucaristia seja sempre o coração pulsante de toda a Igreja”.
“Jesus, realmente presente no sacramento do altar com o supremo sacrifício do amor da cruz dá-se a nós, faz-se nosso alimento para assimilar-nos a Ele, para fazer-nos entrar em comunhão com Ele, e através dessa comunhão estamos unidos também entre nós”, acrescentou.
Na catequese semanal, o Papa continuou a reflexão sobre a oração nos escritos do apóstolo São Paulo, para o qual cada um é um ‘vaso de barro’, onde Deus “coloca a riqueza e a força da sua graça”.
“Num mundo que sugere confiar só na eficiência e na força dos meios humanos, somos chamados a descobrir e testemunhar a força da oração, pela qual a nossa vida se configura cada vez mais à de Cristo”, referiu Bento XVI.
Em português, o Papa saudou os peregrinos lusófonos presentes no local, deixando um pedido: “Abri os vossos corações ao Senhor e dedicai as vossas vidas ao reino de Deus, que cresce na terra com o vosso serviço a favor dos mais desfavorecidos. O Senhor vos confirme no bem, com a sua graça”.
Bento XVI lembrou ainda a festa litúrgica de Santo António, o franciscano português que apresentou como “de Pádua”, cidade italiana onde morreu, e recordou enquanto “insigne pregador, confessor, protetor dos pobres e sofredores”.
“Com a sua vida e especialmente com o seu fecundo apostolado, [Santo António] ensina-nos o zelo evangélico”, declarou.
Santo António, batizado Fernando Martins de Bulhões, nasceu em Lisboa no final do século XII e morreu em Pádua no ano de 1231, tendo ficado conhecido pelos seus sermões e saber teológico, que lhe conferiram o título de Doutor da Igreja.
O religioso é padroeiro secundário de Portugal e principal da cidade de Lisboa, sendo também titular da Diocese de Portalegre-Castelo Branco, além de a sua memória ser liturgicamente assinalada nas dioceses de Santiago (Cabo Verde) e da Guiné-Bissau.
Os programas de rádio da ECCLESIA desta semana centram-se na figura de Santo António, primeiro professor de Teologia da Ordem dos Frades Menores (Franciscanos), congregação a que dedicou a maior parte da sua vida.
OC/RJM

Nenhum comentário :

Postar um comentário