14/06/2012

Conselho Pontifício da Cultura renova página na internet


Novo endereço oferece mais conteúdos e melhor grafismo

D.R.
Cidade do Vaticano, 14 jun 2012 (Ecclesia) – O Conselho Pontifício da Cultura, que este ano assinala o seu 30.º aniversário, renovou na terça-feira a sua presença na internet, oferecendo um site que amplia em quantidade e qualidade visual os conteúdos oferecidos pela antiga versão.
Ao lado de uma imagem que domina a página de entrada encontram-se as notícias referentes à atualidade do dicastério presidido pelo cardeal italiano Gianfranco Ravasi.
A página, que destaca um excerto do discurso proferido em 2010 pelo Papa Bento XVI à assembleia plenária do Conselho, apresenta um espaço sobre o presidente da instituição, que também dirige as comissões pontifícias para os Bens Culturais da Igreja e de Arqueologia Sacra.
Os artigos, recensões e bibliografia do cardeal especialista em estudos bíblicos podem igualmente ser consultados nesta área, que inclui ligações para dois blogues onde partilha as suas reflexões.
Em “Parola e Parole”, no diário “Il Sole 24ore”, o prelado publica textos de caráter geral referentes à Igreja e ao mundo, enquanto que na revista “Famiglia Cristiana” escreve artigos sobre temas bíblicos.
As mensagens até 140 carateres que Gianfranco Ravasi redige na rede social Twitter também são lançadas na entrada do site, cujos textos, por agora, são escritos maioritariamente em italiano.
A secção inferior da página oferece um vídeo sobre os 30 anos do Conselho, ao lado de ligações para artigos sobre cinema, juventude, música, arte, comunicação, livros, desporto, concursos, blogues e media.
O topo do site, dominado pelo azul, é a porta de entrada para a apresentação dos objetivos e da orgânica do dicastério, com a indicação dos nomes do secretário e sub-secretário.
O Conselho também é composto por personalidades da Igreja e do mundo da Cultura, como o compositor estónio Arvo Pärt, nomeados pelo Papa por um período de cinco anos.
A presença portuguesa compreende o bispo D. Carlos Azevedo, delegado do Conselho, e o padre Tolentino Mendonça, que integra o grupo dos consultores.
O novo endereço disponibiliza um arquivo composto pelo elenco de encontros, documentos e publicações editadas ou apoiadas pelo dicastério.
Os departamentos “Arte e Fé”, “Cultura no Mundo”, “Ateísmo / Átrio dos Gentios”, “Comunicação e Linguagens”, “Ciência e Fé”, “Ciências Humanas”, “Organismos Internacionais de Cultura” e “Cultura e Desporto”, que integram a estrutura do Conselho, estão também presentes no site, com a explicação dos seus objetivos.
O topo da página contém igualmente uma ligação para os principais marcos da história do organismo, incluindo a nomeação de D. Carlos Azevedo e a indicação do próximo evento, uma conferência de imprensa que decorre hoje para apresentação do projeto “Um desporto para o Homem aberto ao absoluto”.
Os conteúdos da página compreendem ainda a informação sobre as atividades patrocinadas, a apresentação da biblioteca, os objetivos da revista “Cultura e Fé”, com a disponibilização dos seus conteúdos desde 1998 até 2008, e o acesso à lista dos mais de 1400 centros culturais católicos acreditados pelo Conselho.
SNPC/RJM

Nenhum comentário :

Postar um comentário