14/06/2012

Enviado do Papa encontrou-se com vítimas de abusos sexuais


Cardeal Marc Ouellet pede perdão pela resposta «desadequada e ineficiente» de responsáveis da Igreja

D.R.
Lisboa, 14 jun 2012 (Ecclesia) – O enviado de Bento XVI ao Congresso Eucarístico Internacional, a decorrer na Irlanda até domingo, encontrou-se com um grupo de vítimas de abusos sexuais por parte do clero ou em instituições da Igreja Católica.
“A resposta a estes crimes dada por algumas autoridades da Igreja foi muitas vezes desadequada e ineficiente para deter os crimes, apesar das claras indicações presentes no Código de Direito Canónico”, disse o cardeal Marc Ouellet, prefeito da Congregação dos Bispos (Santa Sé), falando aos participantes numa peregrinação de reconciliação com fiéis provenientes de várias partes da Irlanda, aos quais pediu “perdão”.
Segundo a Conferência episcopal local, o encontro teve a duração de duas horas, durante as quais “cada vítima falou de sua experiência pessoal do abuso e do impacto na sua vida”.
O cardeal Ouellet presidiu à missa na Basílica de São Patrício, em Lough Derg, e revelou que o Papa o incumbiu de “pedir perdão a Deus pelos anos em que membros da Igreja abusaram sexualmente de crianças, não só na Irlanda, mas em qualquer lugar na Igreja”.
“Venho aqui com o claro objetivo de pedir perdão a Deus e às vítimas pelo grave pecado de abuso sexual sobre as crianças praticado pelos clérigos. Percebemos durante as últimas décadas quanta dor e quanto desespero causaram os abusos em milhares de vítimas”, acrescentou.
O responsável da Cúria Romana frisou ainda “o compromisso da Igreja Católica para criar um ambiente seguro para as crianças dentro da Igreja”.
A cerimónia de abertura do 50.º Congresso Eucarístico Internacional, em Dublin, capital da Irlanda, contou com a inauguração da ‘pedra da cura’, em memória das vítimas de abusos sexuais no seio da Igreja Católica.
“Senhor, pedimos muitas desculpas pelo que alguns de nós fizeram às nossas crianças: trataram-nas tão cruelmente, especialmente na sua hora de necessidade”, pode ler-se no memorial, que após o congresso vai estar exposto ao público, de forma permanente.
Milhares de peregrinos de vários países, incluindo Portugal, marcam presença na iniciativa, que se iniciou no domingo, dedicada ao tema ‘A Eucaristia: Comunhão com Cristo e entre nós’.
Bento XVI dirigiu esta quarta-feira uma saudação aos participantes no congresso, que considerou uma “preciosa ocasião” para reafirmar a “centralidade da Eucaristia” na Igreja.
“Numerosos bispos, sacerdotes, pessoas consagradas e fiéis leigos vindos de diversos continentes tomam parte neste importante evento eclesial”, constatou o Papa, no Vaticano.
O congresso, antecipado por um seminário teológico, conclui-se com uma missa presidida pelo cardeal Marc Ouellet no próximo domingo, numa cerimónia durante a qual vai ser transmitida uma mensagem do Papa, previamente gravada.
OC

Nenhum comentário :

Postar um comentário