07/06/2012

Domingo é dia da Festa da Vida no Parque Ecológico Rio Branco


O Movimento Proparque realiza domingo (10) a décima quarta edição da Festa da Vida, encerrando a Semana do Meio Ambiente em Fortaleza. Será a partir das 17h, no Parque Ecológico Rio Branco. Entidades com ações em defesa da vida vão mostrar o que fazem por meio de exposições, oficinas e performances. No anfiteatro do Parque haverá ainda música ao vivo, teatro, apresentação de palhaços, danças circulares, aulão de Tai Chi Chuan e muito mais. Tudo grátis. Reivindicações em favor do Parque e da natureza também serão feitas. A entrada principal do Parque fica na Av. Pontes Vieira, quase esquina com a Rua Visconde do Rio Branco, no bairro Joaquim Távora, em Fortaleza.
O jornalista Ademir Costa, da coordenação do Movimento Proparque, informa que a Festa da Vida é um projeto coletivo do Movimento Proparque, congregando entidades ambientalistas e voltadas para a cidadania, como as que integram o Fórum Cearense do Meio Ambiente. A coordenadora do Proparque, Luisa Vaz, reforça que é um movimento independente e apartidário.  Este ano, o tema escolhido para a Festa é “Nós podemos muito, nós podemos mais”, verso retirado da música “Semente do Amanhã”, de Gonzaguinha, que “mostra o poder dos cidadãos para transformar”, destaca Ademir.
Dentre as atrações, destacam-se a apresentação da peça Dom Poder e a Revolta da Natureza, encenada pelo grupo Expressões Humanas, com patrocínio do Centro Cultural do BNB, exposição de fotos digitais “Lente Persona”, do fotógrafo Galba Nogueira, que registrou imagens da fauna do Parque;  música ao vivo, brincadeiras para a garotada, aula de Tai Chi, e danças circulares. Quem chegar primeiro vai ganhar brindes, informam também os organizadores.
Dentre os brindes, estão 300 mudas de plantas que serão distribuídas pelo Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA) e Associação dos Engenheiros Agrônomos. O público vai poder também exercitar seu cuidado com o meio ambiente e solidariedade. Na entrada do parque, pela Avenida Pontes Vieira,  a Associação Maravilha do Planalto Universo vai receber doações de material reciclável enxuto (papel, vidro, garrafas pet, latas de alumínio etc).
A Festa da Vida celebra a Semana do Meio Ambiente com cultura e alegria, mas não fica alheia às agressões feitas à natureza. Assim, os organizadores ressaltam que as entidades, cada uma a sua maneira, vai marcar posição contra o desperdício de dinheiro e endividamento com obras da copa; falta de infra-estrutura para a população de Fortaleza;  obras questionáveis como a do Acquario; poluição de rios e lagoas depredados sob outros aspectos em Fortaleza; assassinatos e criminalização de ativistas e de movimentos de todas as lutas sociais; insuficiência dos vetos ao Codigo Florestal dentre outros pontos.
Criado com foco no Parque Rio Branco, o Movimento Proparque, segundo Ademir Costa, também vai cobrar do poder público a execução de promessas feitas. Ano passado, por exemplo, ele lembra que o Secretário Municipal do Meio Ambiente, Deodato Ramalho, anunciou a revitalização da nascente do riacho Rio Branco, na parte leste do parque. “Foram feitas oficinas conosco, foi feito o diagnóstico da situação do Parque, mas tudo foi apenas começado”, diz.
A nascente do riacho, enfatiza Ademir, continua recebendo águas de esgotos de casas de uma ocupação do terreno do Parque. Além disso, denuncia que moradores de outras residências bem estabelecidas jogam lixo na área da nascente, sufocando e poluindo o fluxo da água.

Para que o Parque receba toda atenção que merece, o Movimento Proparque convida a comunidade a participar da Festa da Vida e conhecer melhor aquele espaço verde de Fortaleza.
Mais informações: Ademir Costa, jornalista e integrante da coordenação do Movimento Proparque, e Luísa Vaz, Coordenadora do Movimento Proparque – (fones:  9994 9052 / 3254 1203 / 3299 3737)
Fonte: Agência da Boa Notícia – (fone: 85 3224 5509)

Nenhum comentário :

Postar um comentário