26/06/2012

Eleita nova diretoria da Coordenadoria Ecumênica de Serviços


E-mailImprimirPDF
novadiretoriadacese2012-2015Nos dias 14 e 15 de junho aconteceu a Assembleia da Coordenadoria Ecumênica de Serviços (CESE). A CESE foi criada em 1973, e tem cinco Igrejas membro e uma aliança de Igrejas Batistas. A CNBB, membro fundador da CESE, enviou como delegados para a Assembleia o bispo da diocese de Rui Barbosa (BA), dom André de Witte; o bispo auxiliar de Salvador (BA), dom Gilson Andrade da Silva; irmã Judite Meyer e o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso, padre Elias Wolff, como membro da Comissão de Eleições da CESE, 2012-2015.
A Assembleia contou com a presença de cerca de 40 participantes, delegados e representantes das Igrejas membro e convidados representantes de organismos ecumênicos nacionais.
“O nosso encontro foi um momento privilegiado para o fortalecimento institucional da CESE, da convicção ecumênica e da análise da caminhada ecumênica que essa organização está construindo à 39 anos. Percebe-se que a CESE é uma forte expressão social do ecumenismo no Brasil, uma vez que seus projetos são voltados basicamente para questões sociais”, destacou o padre Elias Wolff.
No ano de 2011 foram apoiados mais de 300 projetos, que favoreceram o fortalecimento da vida para mais de 200 mil pessoas. O total dos projetos realizados somam um investimento de mais de dois milhões de reais.
Dentre as fragilidades constatadas na Assembleia, está o fato que algumas agências econômicas estão deixando de enviar recursos para a CESE; a baixa contribuição econômica das igrejas membro; a necessidade de fortalecer a relação da CESE com as presidências das igrejas membro. Estas são metas as serem alcançadas no ano de 2012.
A programação da Assembleia contemplou o debate sobre O Movimento Ecumênico face aos desafios do contexto atua, com participação de Jorge Atílio Iulianelli, do pastor Djalma Rosa Torres e de Raquel Lima Catalani, da Rede Ecumênica da Juventude; A apresentação do relatório das atividades e do relatório econômico da CESE sobre ao no de 2011; A apresentação de alguns projetos específicos apoiados pela CESE, como o trabalho com os moradores de rua de Salvador e com os povos indígenas; Uma reflexão sobre a relação das igrejas com a CESE e a Eleição da nova Diretoria da CESE, 2012-2015.
A nova diretoria ficou assim definida: Presidente, presbítera Eleni Rodrigues Mender – Igreja presbiteriana Independente; Vice-presidente, pastora Cibele Kuss – Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil; 1º Tesoureiro, pastor Guilherme Lieven – Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil; 2º Tesoureiro, dom Gilson Andrade da Silva – Igreja Católica; 1ª Secretária, Sandra Maria Correia – Igreja Episcopal Anglicana do Brasil e 2ª Secretaria, presbítera Girlaine Gomes Santos – Igreja Presbiteriana Unida.

Nenhum comentário :

Postar um comentário