26/06/2012

Secretário Geral da CNBB celebra a missa de encerramento da Semana do Migrante


E-mailImprimirPDF
domleonardosemanadomigrante2012
Várias atividades marcaram a celebração da Semana do Migrante e o Dia Mundial do Refugiado, em Brasília (DF). Uma parte foi composta de atividades de lazer e integração social, como, por exemplo, o passeio ciclístico na cidade de Brasília, do qual participou o bloco dos refugiados, ganhando inclusive as bicicletas. Outra parte da celebração foi o Seminário “Migrações: a Pastoral do Migrante frente aos apelos da Igreja”, realizado dia 16 de junho, promovido pela Pastoral do Migrante da arquidiocese de Brasília, em parceria com o Instituto Migrações e Direitos Humanos e o Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios, contando com o apoio da Cáritas Arquidiocesana de Brasília. Esta atividade marcou a abertura da celebração do Dia Mundial do Refugiado e da Semana Nacional do Migrante, cujo tema é “Migração e Saúde” e o lema “Conquistar direitos é defender a vida”.
Estiveram reunidos agentes da pastoral, pastorais sociais e parceiros na causa das migrações, para refletirem o fenômeno das migrações no Distrito Federal, bem como a questão dos refugiados e a atenção aos haitianos que buscam em nosso País oportunidades de reconstruir sua vida.
O Seminário contou com a presença do arcebispo de Brasília, dom Sérgio da Rocha, que fez a abertura, sublinhando a importância de acolher o migrante em nossas comunidades, sermos solidários e testemunhas do amor de Cristo para com eles.
“A reflexão sobre o fenômeno das migrações enfocou o rosto da migração do DF e, sobretudo, qual é a missão da Pastoral do Migrante frente a todos os apelos das diversas faces da migração e dos refugiados.  A missão da Pastoral é ser presença solidária e compassiva na vida de cada migrante, de cada refugiado e refugiada. Outro aspecto em destaque foi a particularidade do migrante haitiano, como um novo rosto que está marcando presença em Brasília. O desafio para a Pastoral do Migrante em Brasília é descobrir novas formas e modos concretos de atuação junto a estes que o Senhor nos confiou”, disse a coordenadora da Pastoral do Migrante de Brasília, irmã Rosita Milesi.
Encerrando a semana, no dia 24 de junho, dom Leonardo Steiner, secretário geral da CNBB e bispo auxiliar de Brasília, presidiu a missa na paróquia Nossa Senhora Mãe dos Migrantes, no Lago Oeste, Brasília (DF).
Em sua homilia, dom Leonardo aprofundou a reflexão em torno do constante movimento migratório de pessoas, tanto interno quanto internacional, e a importância de se defender sempre os direitos destas pessoas que muitas vezes migram por uma necessidade premente de tratamento de saúde, em busca de trabalho ou mesmo forçadas devido a questões ambientais, desastres naturais ou violência.
Padre Virgilio Leite Uchoa, pároco da paróquia Nossa Senhor Mãe dos Migrantes, agradeceu a visita de dom Leonardo e a presença de representantes de várias outras paróquias, além de diversas capelas e comunidades. Padre Virgílio disse que a Pastoral do Migrante tem um importante e valioso papel a cumprir em sua missão, na defesa dos pequenos, dos humildes, dos pobres, aqueles e aquelas que, com especial carinho, a Mãe dos Migrantes protege e abençoa como o demonstra a imagem, esculpida pelos Monges Beneditinos.

Nenhum comentário :

Postar um comentário