11/06/2012

Família Carmelita reuniu-se em Aveiro


Primeiro encontro nacional pretendeu reforçar laços e projetar novas iniciativas

SN/Agência ECCLESIA
Aveiro, 11 jun 2012 (Ecclesia) - As comunidades da Província Portuguesa dos Carmelitas Descalços reuniram-se este sábado em Aveiro para um encontro de convívio e partilha, conhecimento e aprofundamento da vida dos fundadores Santa Teresa de Jesus e São João da Cruz.
Cerca de 500 pessoas, leigos das diferentes comunidades, espalhadas pelo país, fraternidades do Carmelo Secular, padres e também irmãs carmelitas, estiveram na igreja do Carmo em Aveiro para o ‘dia da Família Carmelita’ como foi apelidado este primeiro encontro.
"Há muito que era necessário ter um dia destes em que congregasse a família dos carmelitas, para fortalecer laços e tomarmos consciência que somos corpo de comunhão ao serviço da mesma Igreja", explicou à Agência ECCLESIA frei Joaquim Teixeira, provincial da Ordem do Carmo.
"É preciso agora cativar nas agendas o dia 10 de junho de cada ano para passar a ser o dia anual deste encontro", acrescentou.
O desejo de união e sentido de família das várias comunidades foi o mote para este encontro que teve momentos de formação, oração, convívio e música a cargo dos grupos de jovens de cada comunidade.
"A riqueza da família está na oportunidade de beneficiar um dos outros, no testemunho e na oração e este encontro foi o exemplo disso”, indicou o padre provincial.
Na homilia da missa de encerramento, frei Joaquim Teixeira sublinhou que "os carmelitas são uns privilegiados, são uma família especial por terem a missão concreta que permite fazer a caminhada de Cristo, têm uma comunidade para rezar, uma opção pastoral e os mestres do caminho, Santa Teresa e São João da Cruz, que sempre ensinaram a privilegiar o ser em vez do ter e fazer".
No fim deste dia de encontro, o responsável pediu ainda a oração pelas vocações e pelo novo projeto da Ordem dos Carmelitas, a meta para 2015, do nascimento da fundação dos frades carmelitas em Angola e Timor-Leste.
SN

Nenhum comentário :

Postar um comentário