10/06/2012

Fátima espera milhares de crianças


Tema da 35ª peregrinação anual retoma pergunta feita por Lúcia à Virgem: «Que é que vossemecê me quer?»

D.R.
Fátima, Santarém, 09 jun 2012 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima prepara-se para acolher hoje e amanhã milhares de crianças que se dirigem à Cova da Iria numa peregrinação que desde há 35 anos lhes é especialmente dedicada.
O programa inicia-se hoje pelas 18h00, com a visita aos locais onde em 1916 um anjo apareceu a Jacinta e Francisco Marto, beatificados pelo Papa João Paulo II, e a Lúcia, crianças que então pastoreavam rebanhos.
Às 21h00 vão ser oferecidas flores à imagem da Virgem situada na Capelinha das Aparições e meia hora depois decorre o Rosário (Terço), seguido da procissão de velas no recinto, revela o site do Santuário.
O domingo, dia mais importante da peregrinação, inicia-se às 9h00 com nova oferta de flores, e às 9h30 a Igreja da Santíssima Trindade recebe a iniciativa “A atitude dos Pastorinhos, magia de Deus”, com o ilusionista Nuno André, que se repete às 15h00.
O encontro prossegue às 10h00 com o Rosário, continua às 11h00 com a missa presidida pelo bispo de Coimbra e anterior reitor do Santuário, D. Virgílio Antunes, e termina às 16h00 com uma celebração de despedida na Igreja da Santíssima Trindade.
A peregrinação subordina-se à pergunta “Que é que vossemecê me quer?”, que Lúcia dirigiu a 13 de maio de 1917 à Virgem Maria, aquando da primeira das seis aparições que ocorreram até outubro.
A interrogação traduz a “atitude de disponibilidade dos Pastorinhos” assinala o desdobrável da peregrinação, onde também se explica a “campanha de maio”, que visou aprofundar nos mais novos o acolhimento à vontade da mãe de Cristo.
As 18 mil crianças que aderiram à iniciativa escolheram palavras associadas à disponibilidade e escreveram-nas num postal, dentro de folhas de azinheira desenhadas, uma referência à árvore ainda hoje plantada junto à Capelinha das Aparições e onde a Virgem apareceu pela primeira vez, segundo o relato dos pastorinhos.
A peregrinação começou experimentalmente em 1977, organizada pelo Secretariado da Catequese do Patriarcado de Lisboa, Cruzada Eucarística, Comissão da Causa de Canonização dos Pastorinhos e Santuário de Fátima, revela a irmã Maria Isolinda em artigo publicado hoje no Semanário Agência ECCLESIA, cujo dossier é dedicado às crianças.
A “grande afluência” encorajou a continuação e no ano seguinte “fez-se aquela que é considerada a primeira Peregrinação Oficial, de âmbito nacional”, refere a religiosa, acrescentando que a iniciativa ocorre a 10 de junho “por ser o Dia do Anjo de Portugal que tanta relação tem com Fátima e com as próprias crianças”.
O encontro é considerado “um grande meio de evangelização e aproximação das crianças a Deus”, salienta a responsável pertencente à Comissão da Peregrinação, que passou a ser assumida exclusivamente pelo santuário.
RJM

Nenhum comentário :

Postar um comentário