12/06/2012

Formação em movimentos leigos


E-mailImprimirPDF
seminario_leigos11062012
Entre os dias 1º e 3 de junho próximo passado, a Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato promoveu o Seminário para os responsáveis pela formação desenvolvida nos movimentos, associações e serviços eclesiais. Na cidade de Vargem Grande Paulista (SP), estiveram reunidos membros de vinte grupos ou movimentos leigos, juntamente com o representante da Comissão Episcopal, dom Milton Kenan Júnior, e de dom Antônio Celso de Queirós.

O Seminário tinha como objetivo promover a partilha e o diálogo sobre o projeto formativo dos movimentos eclesiais. Houve um destaque para o que apresentam os documentos eclesiais e os elementos-chave de um processo formativo. O evento também teve espaço para a partilha e o diálogo sobre os pontos comuns, as riquezas e os desafios.

Os participantes estabeleceram alguns encaminhamentos do encontro. Quanto à formação, ficou definida a constituição de uma equipe que vai elaborar uma publicação que apresente cada organização e seu processo formativo na perspectiva de partilhar essas experiências e contribuir para a formação do laicato no Brasil em seus diferentes âmbitos. Também destacou-se a importância da articulação da formação com as urgências das Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil.

Procurando promover a busca permanente de comunhão, ficou definido também que todas as organizações coloquem em suas ações a Jornada Mundial da Juventude, incentivando e apoiando a participação dos jovens.

Nenhum comentário :

Postar um comentário