10/06/2012

Prefeito Eduardo Paes e o Arcebispo Dom Orani andam pela primeira vez no plano inclinado


Trecho se liga ao plano existente e serve aos visitantes da Igreja da Penha.
Trajeto é feito em bondinhos panorâmicos e tem duração de nove minutos.

Do G1 RJ
Prefeito Eduardo Paes e o arcebispo Dom Orani andam pela primeira vez no plano inclinado (Foto: Divulgação / Beth Santos)Prefeito Eduardo Paes e o arcebispo Dom Orani andam pela primeira vez no plano inclinado Padre Laércio Dias de Moura (Foto: Divulgação / Beth Santos)
A prefeitura do Rio inaugurou na manhã deste domingo (10) mais um plano inclinado, desta vez na Penha, na Zona Norte do Rio. Com bondinhos panorâmicos, o transporte se liga ao sistema já existente desde 2003, que dá acesso gratuito à Igreja da Penha. O trajeto pode ser feito em nove minutos.

Abençoado pelo arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, o plano inclinado receber o nome de Padre Laércio Dias de Moura. Segundo a prefeitura, ele possibilita a integração do Largo da Penha com a Vila Cruzeiro, região pacificada com a instalação de Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs).
O trajeto até a igreja, segundo a Riourbe, será todo feito nesse equipamento, por meio de bondinhos. O projeto, orçado em R$ 17,6 milhões, inclui dois planos sobre trilhos, um com 180 metros e outro com 60 metros de extensão, interligados por duas estações de parada.
O equipamento tem cabine panorâmica com capacidade para transportar 25 passageiros. As estações receberam cobertura verde para não impactar a paisagem e são equipadas com banheiros, inclusive para pessoas portadoras de deficiência.
Como parte do projeto, também foram feitas a limpeza e a pintura dos muros do entorno da Igreja da Penha e a recuperação do piso. A via de acesso ao plano inclinado foi urbanizada e ganhou calçadas.
tópicos:

Nenhum comentário :

Postar um comentário