11/06/2012

Universitários - Caravana pelo interior da Bahia


E-mailImprimirPDF
subahia2012A Pastoral Universitária do Regional Nordeste 3 da CNBB (Bahia e Sergipe) realizou nestes últimos dias, 06 a 11 de junho, a segunda caravana pelo interior do estado da Bahia. A iniciativa da caravana nasceu do desejo de promover a Pastoral Universitária nas dioceses e fazer contatos com os jovens universitários criando uma rede de comunicação com o Regional e com o Setor Universidades da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
A caravana foi formada por jovens da Pastoral Universitária de Salvador e estudantes da Universidade Federal da Bahia, Marina Alencar, Winicius Cerqueira, Joyce Konig e a assessora Nacional do Setor Universidades da CNBB, irmã Maria Eugenia Lloris Aguado, e o coordenador da Pastoral Universitária do Regional, padre Carlos André.

A caravana é uma ação concreta que promove a dimensão missionária do Setor, em sintonia com as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja do Brasil (DGAE), uma Igreja em estado permanente de missão, sempre a serviço e ao encontro do outro.
Foram mais de 1500 quilômetros percorridos, passando pelas cidades de Senhor do Bonfim, Juazeiro, Paulo Afonso e Aracaju, realizando encontros com as lideranças de cada comunidade. Em Juazeiro, no dia 07 de junho, a caravana participou do 1º Congresso de Universitários Católicos do Vale do São Francisco, com o tema: “Fé e Razão: duas asas que nos levam a Deus”, realizado no Campus 3 da Universidade Estadual da Bahia, em Juazeiro.
O Congresso em Juazeiro foi organizado pela Pastoral Universitária do São Francisco e é fruto do Congresso Baiano de Universitários Católicos, realizado no ano passado, em Salvador (BA), e promovido pelo Regional Nordeste 3.
subahia20121Sob a coordenação do padre Raimundo, coordenador da PU Juazeiro (BA) e padre Cristiano, coordenador da PU Petrolina (PE), o evento contou com a participação de Eloi Barreto, professor da Faculdade Arquidiocesana de Feira de Santana, padre Carlos André e irmã Maria Eugenia. Na mesa de abertura, irmã Eugenia apresentou uma visão sobre o que é a Pastoral Universitária e o Setor Universidades situando o Congresso Universitário do São Francisco no contexto da Missão Continental.
O tema do encontro foi apresentado pelos padres Carlos André e Cristiano, que juntos responderam aos questionamentos dos jovens. Padre Carlos André convidou os presentes a considerarem que existe um modo ingênuo de crer que não é cristão, lembrando que “não se pode prescindir da razão, reduzindo a fé a uma experiência irracional”. Neste sentido, padre Cristiano propôs a reflexão sobre o ato de crer que, conforme o tema do encontro, se dá na união entre a fé e a razão. Por fim, o professor Eloi Barreto definiu a fé como “transrracional”, pois possui uma lógica própria.
No período da tarde, quatro oficinas movimentaram o encontro, debatendo os temas “cidadania”, “políticas públicas para o semiárido”, “música e arte”, “espiritualidade”.
A assessora da CNBB conduziu a oficina de Espiritualidade dando ênfase ao ambiente universitário e ouvindo os questionamentos dos jovens. Ao celebrar a missa no final do encontro, dom José Geraldo, bispo de Juazeiro, parabenizou a iniciativa animando a juventude a continuar essa experiência de evangelização no ambiente universitário.

Nenhum comentário :

Postar um comentário