21/07/2012

Braga: Arcebispo quer que Festival Jota marque a Capital Europeia da Juventude


Coordenador da Pastoral de Jovens da arquidiocese espera 1500 pessoas na abertura

Festival Jota | Festival Jota em 2010
Braga, 20 jul 2012 (Ecclesia) – O arcebispo de Braga quer que o Festival Jota marque a Capital Europeia da Juventude ao suscitar nos participantes a vontade de se empenharem mais na resolução dos seus problemas.
D. Jorge Ortiga disse hoje à Agência ECCLESIA que esta noite, quando intervir na abertura oficial da iniciativa organizada pela Igreja Católica, vai pedir aos jovens que não limitem o evento “à música pela música e à emoção”.
O festival “é um acontecimento de muita esperança e um contributo original para que a Capital Europeia da Juventude não seja um acontecimento feito de meros momentos que passam e não deixam marca”, sublinhou.
Depois de ter lembrado que a “arquidiocese assumiu o compromisso de estar presente” nas iniciativas da Capital Europeia da Juventude “com algo de específico da Igreja”, D. Jorge Ortiga adiantou que na sua mensagem aos jovens vai enaltecer o trabalho dos voluntários.
O coordenador da Pastoral de Jovens da Arquidiocese, Alberto Gonçalves, disse hoje à Agência ECCLESIA que espera 1500 jovens na abertura do festival, que decorre até domingo no Estádio 1.º de Maio.
Em declarações ao programa ECCLESIA na Antena 1 que vai para o ar no domingo, o responsável realçou a diversidade de um programa que inclui oficinas, caminhadas, visitas a museus, percursos pela cidade e momentos de convívio, a par de uma “tenda de oração permanente”.
O padre Jorge Castela, mentor do festival, assinalou por seu lado que a iniciativa traz a Portugal aquele que é considerado “o melhor cantor católico italiano da atualidade”, Roberto Bignoli, além dos Nuova Civiltá, também transalpinos, enquanto que de Espanha vem o “rock puro” de Don José e a banda Kenosis.
A presença portuguesa inclui David Neutel e o grupo Coração Profético, intérpretes evangélicos que se enquadram na perspetiva ecuménica que os organizadores querem dar ao encontro.
Os católicos Banda Jota vão revelar o seu terceiro álbum na missa de encerramento e os Luz Jovem dão a conhecer o seu primeiro cd, lançado este ano.
O cartaz abrange o Padre Vítor, que marca presença em programas de televisão, e a Banda Missio, eleita a melhor das que atuaram em 2011 no espaço ‘O teu palco’, dedicado aos intérpretes “mais amadores” e que este ano conta com sete grupos.
O espaço “lounge”, mais “intimista” e que convida à “oração”, conta com a atuação de Claudine Pinheiro e de Mendigo de Deus, acompanhado de uma “surpresa”, a irmã Maria Amélia, adiantou o padre Jorge Castela.
A animação após os concertos é assegurada pelo DJ Johnny The Bass, nome artístico de João Henrique Alves, que vai misturar composições explicitamente cristãs com temas interpretados por artistas que se ouvem com frequência nas rádios generalistas e nos canais de televisão de música dirigidos aos jovens.
“Quando os jovens dizem que a Igreja está parada e a precisar de renovação, é melhor participarem no Festival Jota para perceberem que também há gente que quer fazer uma Igreja diferente”, frisou Alberto Gonçalves.
Os programas de rádio que a ECCLESIA transmite esta semana na Antena 1 incluem entrevistas a alguns dos artistas que atuam no festival: Rui Pinto (Mendigo de Deus), Claudine Pinheiro, Padre Víctor, Banda Missio e Luz Jovem.
RJM/PRE

Nenhum comentário :

Postar um comentário