21/07/2012

Retirados os títulos de «Pontifícia» e «Católica» do nome de universidade peruana


Vaticano diz que vai segui atentamente a evolução dessa instituição

Cidade do Vaticano, 21 jul 2012 (Ecclesia) - A Sala de Imprensa do Vaticano divulgou este sábado, um comunicado no qual informa que a Santa Sé retirou os títulos de «Pontifícia» e «Católica» do nome da Pontifícia Universidade Católica do Peru (PUCP).

No documento lê-se que “a Santa Sé, através de decreto do secretário de Estado, com base em específico mandato pontifício, decidiu conforme a legislação canónica retirar da Pontifícia Universidade Católica do Peru o direito de usar em sua denominação os títulos de «Pontifícia» e de «Católica».
A mencionada universidade, fundada em 1917 e erigida canonicamente com decreto da Santa Sé em 1942, a partir de 1967 modificou unilateralmente os seus estatutos em diversas ocasiões “prejudicando seriamente os interesses da Igreja”, lê-se no site da Rádio Vaticano.
A partir de 1990 - continua a nota –, a Santa Sé solicitou, em várias ocasiões, à Universidade que adequasse os seus estatutos à Constituição Apostólica «Ex Corde Ecclesiae» (15 de agosto de 1990), sem que a mesma tenha respondido a essa exigência legal.
Recentemente, através de duas cartas dirigidas ao Secretário de Estado - continua a nota da Sala de Imprensa da Santa Sé -, o reitor manifestou a impossibilidade de realizar o que se pedia, condicionando a modificação dos estatutos à renúncia, por parte da Arquidiocese de Lima, ao controle da gestão dos bens da Universidade.

A Santa Sé seguirá atentamente a evolução da situação dessa Universidade, desejando que num futuro próximo, as Autoridades académicas competentes reconsiderem a sua posição com a finalidade de poder revisar as atuais medidas.
RV/LFS

Nenhum comentário :

Postar um comentário