15/07/2012

Braga: Quatro novos padres para a diocese


Reitor do Seminário Maior fala em aumento de «vocações tardias» e destaca «vitalidade» da Igreja

D.R.
Braga, 14 Jul 2012 (Ecclesia) – A Arquidiocese de Braga vai contar a partir deste domingo com quatro novos sacerdotes que serão ordenados no Santuário do Sameiro, numa celebração presidida pelo arcebispo local, D. Jorge Ortiga, a partir das 15h30.
O reitor do seminário maior, padre Vítor Novais, refere à Agência ECCLESIA que estas ordenações são “expressão da vitalidade da pastoral vocacional” nesta diocese.
Entre os futuros padres (Nuno Vilas Boas, Francisco Oliveira, Feliciano Oliveira e António Poças) há um seminarista com mais de 40 anos.
“É frequente, as pessoas adiarem a decisão de entrar no seminário”, assinala o reitor, para quem “é cada vez mais comum aparecerem vocações tardias”.
A Igreja “não deve estar desatenta a outros caminhos dos jovens” que mais tarde aceitam os “apelos de Deus”, salienta o padre Vítor Novais.
Todos os diáconos que vão receber a ordenação presbiteral neste domingo são da Diocese de Braga e apresentados como “quatro frutos da pastoral vocacional”.
Outrora considerada um viveiro vocacional, a arquidiocese minhota tem “a vitalidade possível, com uma expressão que agrada”, observa o reitor.
Um dos padres a ordenar neste domingo, António Poças, disse ao ‘Diário do Minho’ que os presbíteros do século XXI devem, “em primeiro lugar, sair do cartório paroquial e ir ao encontro das pessoas”.
Feliciano Oliveira, de 41 anos, considera por sua vez que as “comunidades não se podem ficar apenas pela catequese da infância e pela eucaristia de domingo”.
A Arquidiocese de Braga tem mais de 550 paróquias e 400 padres, distribuídos pelo território dos Distritos de Braga e Porto, mais precisamente a norte do Rio Ave, ocupando uma área de 2832 quilómetros quadrados com cerca de um milhão de habitantes.
LFS

Nenhum comentário :

Postar um comentário