16/07/2012

Escolher o melhor cartão para viajar


Perder o controle dos gastos durante a viagem de férias é fácil. Principalmente quando se vai para o exterior, onde é preciso pensar no câmbio a todo instante. Entre dólares, euros e cartões pré-pagos, de débito ou de crédito, o turista pode ter a ilusão de que seus fundos são infinitos.

Sabendo-se resistir ao canto das sereias, no entanto, os mecanismos financeiros disponíveis no mercado, mesmo com custos embutidos, podem se transformar em aliados e até ajudar no controle das despesas. Para a professora de finanças da Fundação Getulio Vargas Myrian Lund, o mais indicado não é optar por apenas um deles, mas, sim, aproveitar o que cada um tem de melhor: ou seja, levar um pouco em dinheiro, gastar o grosso em um cartão pré-pago ou de débito e deixar o cartão de crédito para emergências.
«
»

Quanto levar em dinheiro vivo?

(Ilustrações Silvio Tobias)

Apenas o necessário para pequenos gastos com táxi, ambulantes, gorjeta etc. Por questão de segurança, não é recomendável carregar grandes quantias. 
 
Se possível, calcule a soma de suas despesas e faça o câmbio direto do real para a moeda do país que vai visitar: a cada troca de dinheiro, o consumidor se arrisca a perder um pouco, comprando por mais e vendendo por menos

Nenhum comentário :

Postar um comentário