21/07/2012

Estrangeiros ou respeitam Ramadão ou são expulsos


MUNDO
Arábia Saudita

Texto E. Assunção | Foto DR | 21/07/2012 | 13:30
Ministério do Interior da Arábia Saudita advertiu que expulsará os estrangeiros residentes no país que comerem ou beberem em público durante o mês de jejum muçulmano do Ramadão que está a decorrer na maioria dos países árabes desde 20 de julho
IMAGEM
“O incumprimento desta disposição expõe ao infrator à expulsão do país”, anunciou o Ministério saudita em comunicado. Lembrou que “os contratos de trabalho do residente estrangeiro o obriga a respeitar a religião islâmica, especialmente o jejum no mês do Ramadão”, um dos cinco pilares da fé islâmica. Durante este mês, os fiéis muçulmanos não podem comer, beber, fumar ou manter relações sexuais desde o amanhecer ao anoitecer.

O comunicado aconselha os não muçulmanos a respeitarem a lei em lugares públicos, nas ruas ou em seus postos de trabalho. O Ministério do Interior manifesta que tem a esperança de que todos os estrangeiros cumpram a determinação, caso contrário as autoridades expulsá-los-ão do país. As orações desta sexta-feira, 20 de julho, para os muçulmanos da maioria dos países árabes do Médio Oriente, marcaram o início do Ramadão.

A Arábia Saudita rege-se por uma aplicação apertada da “chariá” - lei islâmica. Todos os anos, através de um comunicado dirigido aos estrangeiros residentes no país, as autoridades sauditas lembram a proibição no início do mês do Ramadão. Este é o nono do calendário muçulmano e assinala o momento em que o profeta Maomé recebeu a revelação do Alcorão. Apesar do calor intenso, as mesquitas enchem-se de fiéis para a oração. Ao contrário do Médio Oriente, a maioria dos muçulmanos dos países asiáticos só começa o Ramadão a partir de hoje, 21 de julho.

Nenhum comentário :

Postar um comentário