O Instituto da Cidade alia-se à Federação de Entidades de Bairros e Favelas de Fortaleza - FBFF, no ano do 30º aniversário, na promoção do II Seminário de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável à luz do Estatuto da Cidade. O evento debaterá o direito à terra com moradia digna, uma bandeira dos movimentos populares das grandes cidades brasileiras. A discussão visa estabelecer estratégias para o cumprimento da legislação e a implantação de um sistema de instrumentos e equipamentos urbanos que propiciem à população de diferentes camadas sociais, acesso a uma convivência digna.
Este é o segundo encontro sobre o tema, na busca do ideário do planejamento urbano. As cidades crescem desordenadamente. A grande maioria das pessoas, no mundo todo, vive em conglomerados urbanos, num processo migratório sem fim. O debate busca caminhos para a construção da cidade acessível, econômica e socialmente justa e sustentável. O objetivo desse tipo de iniciativa é encontrar formas de coibir as distorções e os impactos negativos sobre o meio ambiente. Lideranças das associações de moradores de bairros e favelas de Fortaleza, estudiosos, professores e gestores urbanos participarão da discussão.
O seminário acontece na manhã de sexta-feira, dia 06 de julho, a partir das 8h30, no Auditório do CREA/CE. O primeiro painel discute o tema “Moradia e Infraestrutura Urbana”, tendo como palestrante o senador Inácio Arruda e debatedores Olinda Marques, Secretária da Regional III, da PMF; Antônio Paulo Cavalcante, professor da Universidade Federal do Ceará; Gorete Fernandes, presidente da FBFF; e Flávio Jucá, coordenador de Desenvolvimento Habitacional de Interesse Social – CEDHIS. A coordenação do painel é da professora de Arquitetura e Urbanismo da FANOR, Inês Bandeira.
O segundo painel acontece às 10h30min, sobre o tema “Infraestrutura urbana digna: creche, transporte, lazer e segurança”. A conferencista é a presidente da Confederação Nacional das Associações de Moradores – CONAM, Bartiria Lima da Costa. Entre os debatedores, Evaldo Lima, professor e ex-secretário de Esporte e Lazer da Prefeitura de Fortaleza; Eliana Gomes, vereadora; e Hélio Leitão, advogado e ex-presidente da OAB – CE. Na coordenação do painel, João Eduardo Arraes, presidente do Instituto da Cidade.
Inácio Arruda será homenageado com a placa comemorativa dos 30 anos da Federação. O senador é o idealizador e primeiro presidente da entidade e o autor do substitutivo que instituiu o Estatuto da Cidade, Lei 10.257, de 10 de julho de 2001, que regulamenta o capítulo Política Urbana, da Constituição Federal. A viabilidade financeira do seminário é do Banco do Nordeste do Brasil e a organziação da A.R. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo endereço www.institutodacidade.org.br ou pelo emailfbff@fortalnet.com.br.
Mais informações:
Dia 06/07/2012, no Auditório do CREA (Rua Castro e Silva, 81 – Centro de Fortaleza
Instituto da Cidade:
Federação de Entidades de Bairros e Favelas de Fortaleza
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
Nenhum comentário :
Postar um comentário