10/08/2012

Levanta-te e Come! - Dom Sérgio da Rocha


Dom Sérgio da Rocha*
“Levanta-te e come! Ainda tens um caminho longo a percorrer” (1Rs 19,7). Estas palavras dirigidas ao profeta Elias, incompreendido e perseguido, cansado de caminhar, num momento muito difícil de sua vida, devem ser acolhidas pelos que passam por provações ou estão desanimando diante dos desafios da vida. 

Deus jamais nos abandona; por isso, quando sofremos, devemos permanecer unidos a ele e com ele continuar a caminhar, trilhando o caminho do bem e da verdade. Diante dos desafios, o cristão não pode se acomodar, nem desanimar. Caminhar é preciso! Caminhar com Deus, por Ele alimentados com o “Pão da Vida” (Jo 6,48), com o “pão vivo descido do céu” (Jo 6,51) que é Jesus Cristo, conforme ouvimos, mais uma vez, continuando a meditar o capítulo 6º do Evangelho segundo João.

O pão e a vida estão intimamente ligados. É preciso alimentar-se para poder viver. É preciso alimentar-se do Pão que é Cristo para ter a vida eterna. Daí, a importância da Eucaristia em nossa vida: da comunhão eucarística, da adoração eucarística e da vivência eucarística, conforme temos refletido à luz do Evangelho. Entretanto, para ser saciado pelo Pão da Vida, é preciso crer. O Evangelho nos fala dos que murmuravam contra Jesus, recusando-se a crer nele e, assim, rejeitavam o Pão que nos sacia plenamente e nos dá a vida eternamente.

Estamos iniciando, hoje, a Semana da Família. Como deve ser a vida da família que se alimenta do Pão que é Jesus Cristo? Na Carta aos Efésios, encontramos um verdadeiro programa da vida para as nossas famílias: a bondade, a compaixão, o perdão, em resumo, “viver no amor, como Cristo nos amou” (Ef 5,2), eliminando toda amargura, irritação, cólera, gritaria, injúrias e maldade.
Na família, o pai ocupa lugar de especial importância, juntamente com a mãe. 

 Neste Dia dos Pais, rezemos agradecidos a Deus Pai, suplicando pelos pais que continuam a sua missão, assim como, pelos pais falecidos. Os filhos possam oferecer aos pais, hoje e a cada dia, os presentes mais preciosos que não são adquiridos em lojas, mas que brotam generosamente do coração: as orações, o amor, o respeito, a gratidão e a paz no lar. Os pais, sustentados pelo Pão da Vida, possam oferecer aos seus filhos o pão cotidiano e, por meio da educação cristã, o pão que é Jesus Cristo.

Continuamos a viver, em todo o Brasil, o Mês Vocacional. Rezemos pelas vocações e procuremos refletir sobre como temos vivido a vocação recebida de Deus.

*Arcebispo Metropolitano de Brasília

Nenhum comentário :

Postar um comentário