05/08/2012

Pontos da cidade de João Pessoa


Cidade completa 427 anos de fundação neste dia 5 de agosto.
Fotos cedidas por historiador mostram contrastes entre séculos.

Krystine CarneiroDo G1 PB
Comente agora
Neste dia 5 de agosto, dia em que a cidade de João Pessoa comemora 427 anos de fundação, o G1 preparou fotos mostrando o antes e o depois de importantes pontos da cidade. As imagens antigas foram cedidas pelo historiador Arion Farias, autor do livro “História da Paraíba e sua Capital”, ao lado de José Octávio de Arruda Mello, que tem um acervo de aproximadamente 14 mil fotos.
Primeiro nome do Cabo Branco foi São Vicenzo (Foto: Acervo Arion Farias)Primeiro nome do Cabo Branco foi São Vicenzo
(Foto: Acervo Arion Farias)
Falésia do Cabo Branco

Segundo Arion Farias, o Cabo Branco, um dos bairros mais orientais de João Pessoa, foi o primeiro avistado pelo navegador português Américo Vespúcio, em 1501, que era responsável por fazer um levantamento dos acidentes geográficos de toda a costa brasileira. Ele batizou o local de São Vicenzo, uma vez que era costume dar o nome do santo do dia às novas descobertas.
Depois de um tempo, o local ganhou o nome de Cabo Branco devido ao caulin presente na água, que se trata de uma massa esponjosa branca que serve para fazer tinta e cerâmicas, conforme informou o historiador.
Atualmente, a Falésia do Cabo Branco corre risco de deslizamento devido à urbanização e à força do mar. O local é um dos principais cartões postais da cidade porque é lá onde está instalado o Farol do Cabo Branco, mas tende a desabar no mar em um período de 20 anos, segundo avaliação do geólogo e analista ambiental da Secretaria do Meio Ambiente (Semam), Williams Guimarães. A área recua entre 0,46 e 1,92 metro por ano, devido à erosão causada pelo mar.

Prédio foi o primeiro "arranha-céu" de João Pessoa (Foto: Acervo Arion Farias)Prédio foi o primeiro "arranha-céu" de João Pessoa
(Foto: Acervo Arion Farias)
"18 Andares"

O Edifício João Pessoa foi o primeiro “arranha-céu” da capital paraibana e, por isso, acabou ficando conhecido como 18 andares.

Na foto dos anos 50, cedida pelo historiador, o prédio destoava das outras construções do Centro da cidade e se destacava na paisagem. Em 2012, o edifício é apenas mais um dos prédios da região.

Hotel está na areia (Foto: Acervo Arion Farias)
Hotel Tambaú foi construído nas areias (Foto: Acervo Arion Farias)
Hotel Tambaú

Imagem aérea mostra o Hotel Tropical Tambaú, o primeiro hotel de luxo da orla de João Pessoa, construído nas areias da praia de Tambaú em 1970.

Na região, ainda havia poucas construções. A foto mais recente, na no século XI, retrata a urbanização intensa ao redor de um dos principais pontos turísticos da capital paraibana.

Lagoa é um dos cartões postais da cidade (Foto: Acervo Arion Farias)Lagoa é um dos cartões postais da cidade
(Foto: Acervo Arion Farias)
Lagoa

Antes da década de 20, o local onde hoje está localizada a Lagoa do Parque Solon de Lucena já foi a periferia da cidade, onde havia apenas sítios e uma espécie de pântano, conforme informou Arion. O parque foi construído em 1922 e a foto dos anos 50 já mostra uma área mais urbanizada, onde foi realizada a Festa das Neves por muitos anos. A lagoa é um dos principais cartões postais da cidade.
Atualmente, a paisagem em volta da lagoa é formada por vários prédios. Apesar de a região manter algumas características de parque, com fonte luminosa e musical na lagoa, palmeiras imperiais e até garças, ela não é utilizada para o lazer.

Orla de Tambaú era mão dupla (Foto: Acervo Arion Farias)Orla de Tambaú era mão dupla
(Foto: Acervo Arion Farias)
Praia de Tambaú

Em foto de 1950, cedida por Arion Farias, a orla de Tambaú é vista com carros estacionados em lugares aleatórios e via de mão dupla. Hoje, o local tem uma “calçadinha” para passagem de moradores e turistas. Mesmo com a urbanização, não é possível ver grandes construções na orla devido à lei municipal que proíbe a construção de prédio de mais de quatro andares a menos de 500 metros do mar.
tópicos:

Nenhum comentário :

Postar um comentário