16/09/2012

Bento XVI despede-se com elogios à pluralidade do país


Papa pede esforço comum pela paz no Médio Oriente, para lá da origem ou da confissão religiosa de cada pessoa

Centro Televisivo do Vaticano
Beirute, 16 set 2012 (Ecclesia) – Bento XVI despediu-se hoje do Líbano, após uma visita de três dias, com elogios à pluralidade do país e um apelo em favor da paz no Médio Oriente, independentemente da “origem” ou da “confissão religiosa” de cada pessoa.
“Rezo a Deus pelo Líbano, para que viva em paz e resista com coragem a tudo o que poderia destrui-la ou ameaçá-la. Desejo que o Líbano continue a permitir a pluralidade das tradições religiosas e a não dar ouvidos à voz daqueles que a querem impedir”, disse o Papa, na cerimónia de despedida que decorreu no aeroporto internacional de Beirute.
Bento XVI deixou votos de que o país possa “continuar a ser um espaço onde os homens e as mulheres vivam em harmonia e paz uns com os outros”, independentemente da sua sensibilidade política ou religiosa.
A despedida contou com a presença do presidente do Líbano, Michel Sleiman, dos patriarcas católicos e bispos locais, para além de autoridades políticas e de um grupo de fiéis.
“O mundo árabe e o mundo inteiro verão, nestes tempos conturbados, cristãos e muçulmanos reunidos para celebrar a paz”, declarou o Papa.
Bento XVI voltou a pedir que o Líbano “reforce a comunhão entre todos os seus habitantes, seja qual for a comunidade e religião a que pertençam”, optando pela fraternidade, e elogiou a “cordialidade” do povo libanês, na sua diversidade.
“À consideração e ao respeito, juntastes um complemento, que se pode comparar a uma daquelas famosas especiarias orientais que enriquece o sabor dos alimentos: o vosso calor e o vosso coração, que me deixaram o desejo de voltar”, prosseguiu.
O Papa passou em revista um programa marcado por “momentos mais oficiais, outros mais íntimos, momentos de alta densidade religiosa e fervorosa oração, e outros ainda marcados pelo entusiasmo da juventude”.
Antes de partir, Bento XVI destacou a “devoção e ternura” dedicada à figura da Virgem Maria pelos fiéis de várias confissões religiosas no Líbano, país onde o dia 25 de março (festa litúrgica da Anunciação) é feriado nacional.
“Deus abençoe o Líbano e todos os libaneses. Que Ele não cesse de atraí-los a Si para lhes conceder a vida eterna. Que Ele os cumule da sua alegria, da sua paz e da sua luz. Deus abençoe todo o Médio Oriente”, concluiu.
O Papa tem chegada prevista ao aeroporto de Ciampino, em Roma, pelas 21h40 locais (menos uma em Lisboa).
OC

Nenhum comentário :

Postar um comentário